O USO DO JOGO DO CUBRA 12 COMO ATIVIDADE LÚDICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
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Este trabalho de conclusão de curso objetivou compreender como o jogo pode ser um elemento auxiliar no ensino de Matemática dentro de sala de aula, em uma turma do Ensino Fundamental anos iniciais. Para tanto, realizamos um estudo a partir da análise de uma intervenção com o recurso metodológico Jogo do Cubra 12, que de forma lúdica utiliza as quatro operações matemáticas básicas. Como referencial teórico, buscamos em Grando (2000; 2004) que considera que é possível utilizar jogos em sala, não apenas o jogo pelo jogo, mas aproximando o aluno dos conhecimentos matemáticos de forma significativa e lúdica. Nossa pesquisa foi realizada em um ambiente escolar, e contou com a participação de 19 estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental com idades entre 9 e 10 anos. Como caminho metodológico, utilizamos a Pesquisa do Tipo Intervenção Pedagógica, que busca solucionar problemas de ordem prática. Os dados foram analisados de forma qualitativa e os resultados mostraram que o uso do jogo do Cubra 12 contribuiu para que as crianças desenvolvessem sua autonomia ao decidirem as regras, criassem estratégias antes e durante as jogadas, utilizassem conceitos matemáticos de forma descontraída. Com as atividades pós jogo, mostrou a importância da mediação do professor para orientar a utilização de outras potencialidades e recursos do jogo, além disso a atividade pós jogo mostrou que a defasagem em outras disciplinas, como o português, dificulta o processo de compreensão dos enunciados, fato não acontecido no momento da intervenção, pela explicação oral. Assim, pelo seu caráter lúdico, que difere do ensino mecânico e tradicional de Matemática, concluímos que o jogo pode contribuir para tornar o aprendizado mais atraente, motivando as crianças a elaborarem estratégias e buscarem soluções de forma colaborativa, auxiliando assim o professor no processo de ensino-aprendizagem.
This work aimed to understand how the game can be an auxiliary element in the teaching of Mathematics in the classroom, in an elementary school class. For that, we conducted a study based on the analysis of an intervention with the methodological resource Jogo do Cubra 12, which uses the four basic mathematical operations in a playful way. As a theoretical reference, we look for Grando (2000; 2004), who considers that it is possible to use games in the classroom, not just the game for the sake of the game, but bringing the student closer to mathematical knowledge in a meaningful and playful way. Our research was carried out in a school environment, with the participation of 19 students from the 4th year of Elementary School aged between 9 and 10 years. As a methodological path, we used Research of the Pedagogical Intervention Type, which seeks to solve practical problems. The data were qualitatively analyzed and the results showed that the use of the Jogo do Cubra 12 contributed to children developing their autonomy by deciding the rules, creating strategies before and during the games, using mathematical concepts in a relaxed way. With the post-game activities, it showed the importance of the teacher's mediation to guide the use of other potentialities and resources of the game, in addition, the postgame activity showed that the gap in other subjects, such as Portuguese, makes the process of understanding the utterances difficult , a fact that did not happen at the time of the workshop, due to the oral explanation. Thus, due to its playful character, which differs from the mechanical and traditional teaching of Mathematics, we conclude that the game can contribute to make learning more attractive, motivating children to develop strategies and seek solutions in a collaborative way, thus helping the teacher in the teaching-learning process.
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