EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRODUÇÃO E VALIDAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE COLETA SELETIVA.

Santos, Edneuza dos (2019)

tcc

Na sociedade contemporânea há grande preocupação com as questões ambientais e a educação ambiental tem conquistado destaque nos contextos escolares formais e não formais. O objetivo desse estudo é promover a sensibilização em uma comunidade escolar, sobre a necessidade de desenvolvimento da cidadania e de uma consciência ambiental crítica, por meio de mudança de hábitos de consumo, da destinação adequada dos resíduos sólidos, da implantação da coleta seletiva e, parceria com a associação de catadores de materiais recicláveis do bairro Planalto Serrano, em Serra/ES. A metodologia utilizada foi da observação participante, analisando informações sobre o meio escolar e comportamentos dos alunos., após as análises foi construída uma sequência didática visando a sensibilização sobre a coleta seletiva na escola. Os resultados demonstram que o meio escolar formal é o ambiente apropriado para abordar e desenvolver o tema os impactos ambientais e como minimizar o problema.


Colecciones: