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EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR E EJA: ANALISANDO SIGNIFICADOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DURANTE PRÁTICAS EDUCATIVAS INVESTIGATIVAS

dc.contributor.advisorChaves, Rodolfo
dc.contributor.authorCosta, Ana Paula Rodrigues da
dc.date.accessioned2023-02-07T19:42:32Z
dc.date.available2023-02-07T19:42:32Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO BRASIL (AEF). Educação Financeira no Ensino Médio. Disponível em: <https://www.aefbrasil.org.br/index.php/programas-e-projetos/educacao-financeira-nas- escolas/educacao-financeira-no-ensino-medio/>. Acesso em: 07 abr. 2020. BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN). Programa de Educação Financeira. Disponível em: <https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/ legadouniversidadeintroducaoPEF.as>. Acesso em: 07 abr. 2020. BARBER, Benjamin R. Consumido: como o mercado corrompe crianças, infantiliza adultos e engole cidadãos. Rio de Janeiro: Record, 2009. BAUMAN, Zigmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. BAUMAN, Zigmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. BAUMAN, Zigmunt. Vida líquida. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009a. BAUMAN, Zigmunt. A arte da vida. Rio de Janeiro: Zahar, 2009b. BAUMAN, Zigmunt. Vida a crédito: conversas com Citlali Rovirosa-Madrazo. 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dc.identifier.isbn978-85-8263-644-2
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2866
dc.description.abstractAo constituir a Educação Matemática e a Educação Financeira Escolar como temas pertinentes e socializáveis, nesta pesquisa estabeleceu-se como objetivo geral analisar os significados produzidos por alunos da Educação de Jovens e Adultos, atores de nossa pesquisa, ao serem apresentados a práticas educativas que envolvam as dimensões pessoal, familiar e social contidas em uma proposta de Educação Financeira Escolar. Os textos acadêmicos e os documentos oficiais que embasam o referencial teórico serviram de aprofundamento das ideias centrais que nortearam as ações de pesquisa. O fundamento metodológico constituído foi a pesquisa-ação, por associar a coparticipação colaborativa dos atores, que também são pesquisadores na elaboração, execução e avaliação de todas as atividades, ações e operações advindas das práticas educativas. Tais práticas serviram de fonte de dados, a análise dos significados produzidos se deu à luz do Modelo dos Campos Semânticos, que conjuntamente com o embasamento teórico e a metodologia da pesquisa-ação auxiliaram na confecção de um produto educacional na forma de um conjunto de práticas educativas investigativas, contidas em uma proposta de Educação Financeira Escolar. Dessa forma, essa pesquisa possibilitou a elaboração e aplicação de práticas educativas investigativas em espaços comunicativos compartilhados, convergentes às realizações de leituras plausíveis à luz do Modelo dos Campos Semânticos, na qual produções de significados foram analisadas por meio de resíduos de enunciações. Ao ouvir e dar voz aos atores foi oportunizado o entendimento de onde aqueles estudantes estavam falando, quais eram suas vivências e a partir desse reconhecimento estabelecer um diálogo para além das questões financeiras, pessoais e matemáticas. Esse estudo considerou uma Educação Financeira Escolar desvinculada do proposito de instituições bancárias ou comerciais, mas sim direcionou suas práticas ao indivíduo e ao que é peculiar as suas dimensões pessoais, sociais, familiares, estudante da EJA, ser crítico e reflexivo, tendo condições de pensar e avaliar as consequências de seus atos.pt_BR
dc.format.extent212 f.pt_BR
dc.languageptpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectPrática Educativa.pt_BR
dc.subjectEducação Financeira Escolar.pt_BR
dc.subjectEducação Matemática.pt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectProdução de significados.pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR E EJA: ANALISANDO SIGNIFICADOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DURANTE PRÁTICAS EDUCATIVAS INVESTIGATIVASpt_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
dc.publisher.localVila Velhapt_BR
ifes.campusCampus_Vila_Velhapt_BR
dc.contributor.institutionInstituição Federal do Espírito Santo (IFES)pt_BR
dc.identifier.capes30004012002P7pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt_BR
ifes.researchAreaEDUCAÇÃO MATEMÁTICA - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RECURSOS DIDÁTICOSpt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3213154166347387pt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado Educação em Ciências e Matemática
dc.contributor.memberOliveira, Alex Jordane
dc.contributor.memberRodrigues, Chang Kuo
dc.contributor.memberZocolotti, Alexandre Krüger
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/4757448370149537pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8666-3275pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6882-8483pt_BR


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