EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR E EJA: ANALISANDO SIGNIFICADOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DURANTE PRÁTICAS EDUCATIVAS INVESTIGATIVAS
dissertacao_mestrado
Ao constituir a Educação Matemática e a Educação Financeira Escolar como temas pertinentes e socializáveis, nesta pesquisa estabeleceu-se como objetivo geral analisar os significados produzidos por alunos da Educação de Jovens e Adultos, atores de nossa pesquisa, ao serem apresentados a práticas educativas que envolvam as dimensões pessoal, familiar e social contidas em uma proposta de Educação Financeira Escolar. Os textos acadêmicos e os documentos oficiais que embasam o referencial teórico serviram de aprofundamento das ideias centrais que nortearam as ações de pesquisa. O fundamento metodológico constituído foi a pesquisa-ação, por associar a coparticipação colaborativa dos atores, que também são pesquisadores na elaboração, execução e avaliação de todas as atividades, ações e operações advindas das práticas educativas. Tais práticas serviram de fonte de dados, a análise dos significados produzidos se deu à luz do Modelo dos Campos Semânticos, que conjuntamente com o embasamento teórico e a metodologia da pesquisa-ação auxiliaram na confecção de um produto educacional na forma de um conjunto de práticas educativas investigativas, contidas em uma proposta de Educação Financeira Escolar. Dessa forma, essa pesquisa possibilitou a elaboração e aplicação de práticas educativas investigativas em espaços comunicativos compartilhados, convergentes às realizações de leituras plausíveis à luz do Modelo dos Campos Semânticos, na qual produções de significados foram analisadas por meio de resíduos de enunciações. Ao ouvir e dar voz aos atores foi oportunizado o entendimento de onde aqueles estudantes estavam falando, quais eram suas vivências e a partir desse reconhecimento estabelecer um diálogo para além das questões financeiras, pessoais e matemáticas. Esse estudo considerou uma Educação Financeira Escolar desvinculada do proposito de instituições bancárias ou comerciais, mas sim direcionou suas práticas ao indivíduo e ao que é peculiar as suas dimensões pessoais, sociais, familiares, estudante da EJA, ser crítico e reflexivo, tendo condições de pensar e avaliar as consequências de seus atos.
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