Educação financeira: reserva para liberdade financeira na aposentadoria de futuro administradores

Cardoso, Nathane Alves (2023)

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RESUMO: Devido às recentes alterações no regime da previdência social brasileira, a população tem manifestado o sentimento de insegurança ao pensar em sua aposentadoria. Muitas pessoas sentem receio de o valor a ser adquirido, através da pensão provida pela previdência social, não ser suficiente para manter suas necessidades na terceira idade, tendo em vista que os gastos, como os de saúde, por exemplo, constantemente aumentarem ao longo de suas vidas. Diante disso, esse estudo teve como propósito verificar se os estudantes de graduação em Administração, de uma instituição federal de ensino do Espírito Santo, se preparam para a aposentadoria. Essa pesquisa foi fundamentada em investigações bibliográficas e, com o intuito de analisar a percepção dos alunos, seu desenvolvimento empírico se empreendeu por meio de uma pesquisa de campo, caracterizando esta pesquisa por sua natureza de abordagem quantitativa e finalidade descritiva. O levantamento dos dados se deu por meio de uma ferramenta de coleta de dados virtual, através de um questionário no Google Forms. Por meio desta, identificou-se que os estudantes pesquisados eram predominantemente jovens, do gênero masculino, que possuíam conhecimentos sobre previdência social e privada, além disso, conheciam outros investimentos como poupança, ações e títulos públicos. Apesar de considerarem importante a formação de uma reserva financeira para usufruírem na aposentadora, a grande maioria dos participantes relatou não ter começado a criação dessa reserva, alegando a falta de recursos para poupar e investir.

ABSTRACT: Due to recent changes in the social security system, the Brazilian population has expressed a feeling of insecurity when thinking about their retirement. Many people are afraid that the amount acquired, through the pension provided by Social Security, is not enough to maintain their needs in the elderly, given that expenses, such as health, for example, constantly increase throughout their lives. lives. Therefore, this study aimed to verify whether undergraduate students in Business Administration, from a federal educational institution in Espírito Santo, are preparing for retirement. This research was based on bibliographic investigations and, in order to analyze the students' perception, its empirical development was undertaken through field research, characterizing this research by its nature of quantitative approach and descriptive purpose, for the collection of data. the questionnaire was applied as a collection tool. It was identified that the students surveyed were predominantly young, male, who had knowledge about social and private security, in addition, they knew other investments such as savings, shares and government bonds. Despite considering the formation of a financial reserve to be important in retirement, the vast majority had not yet started the creation of this reserve, claiming the lack of resources to save and invest or never even thought about it.


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