Pintando com as cores da química: uma proposta de sequência didática no ensino de Ph

Sartório, Lilian Peterle (2022)

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RESUMO: Há várias pesquisas científicas que indicam que o aprender na educação básica precisa ocorrer de forma significativa. É por isso que se faz necessário estabelecer caminhos que levem à inovação no ensino, de modo a chegar cada vez mais próximo de metodologias que maximizem o potencial de aprendizagem do estudante. Desta forma, o presente estudo visa propor uma sequência didática que favoreça o processo de ensino e aprendizagem para o conteúdo potencial hidrogeniônico – pH – para os estudantes da primeira série do Ensino Médio. Esta sequência busca valorizar os conhecimentos prévios dos discentes e a interdisciplinaridade do conteúdo de pH na área de Ciências da Natureza, além de buscar a construção do conhecimento científico por meio do uso de metodologias ativas de aprendizagem, como a sala de aula invertida, a rotação por estações e a atividade experimental problematizada. A utilização de indicadores de acidez e basicidade abordada neste trabalho, e, dentre eles, o indicador natural extrato de repolho roxo, destaca-se por ser de fácil obtenção e baixo custo. O gradiente de cores obtido por meio de soluções ácidas, básicas e neutras usando este último indicador será utilizado na produção de tintas para a pintura de imagens relacionadas à disciplina de Química. Assim, a sequência didática é composta por seis aulas presenciais e três aulas on-line, além da avaliação qualitativa do processo de aprendizagem.

ABSTRACT: There are several scientific studies that indicate that learning in basic education needs to occur in a meaningful way. That is why it is necessary to establish paths that lead to innovation in teaching, in order to get ever closer to methodologies that maximize the student's learning potential. In this way, the present study aims to propose a didactic sequence that favors the teaching and learning process for the hydrogenionic potential content – pH – for students in the first year of high school. This sequence seeks to enhance the students' prior knowledge and the interdisciplinarity of pH content in the area of Natural Sciences, in addition to seeking to build scientific knowledge through the use of active learning methodologies, such as the flipped classroom, rotation by seasons and the problematized experimental activity. The use of acidity and basicity indicators addressed in this work, and, among them, the natural indicator red cabbage extract, stands out for being easy to obtain and low cost. The color gradient obtained through acidic, basic and neutral solutions using this last indicator will be used in the production of inks for painting images related to the discipline of Chemistry. Thus, the didactic sequence consists of six face-to-face classes and three online classes, in addition to the qualitative assessment of the learning process.


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