Show simple item record

Estudo dirigido à significação concreta da profundidade de campo: uma intervenção pedagógica de caráter histórico-crítico

dc.contributor.advisorReis, Fernando Alexandre Furtado dos
dc.contributor.authorPossa, Denimar
dc.date.accessioned2023-02-06T22:45:14Z
dc.date.available2023-02-06T22:45:14Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationPOSSA, Denimar. Estudo dirigido à significação concreta da profundidade de campo: uma intervenção pedagógica de caráter histórico-crítico. 2022. 24 f. Trabalho Final de Curso (Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas) - Instituto Federal do Espírito Santo, Colatina, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2854
dc.description.abstractRESUMO: Com o intuito de contribuir para a melhoria do processo de formação científica, este trabalho apresenta uma proposta para o ensino do conteúdo de Óptica Geométrica em um curso técnico integrado ao Ensino Médio. Trata-se de um estudo dirigido, dividido em três etapas, cujas metodologias de trabalho são fundamentadas nos princípios da Pedagogia Histórico Crítica, com as diversas atividades sendo organizadas em conformidade com o fluxo do pensamento dialético. O tema analisado é a Profundidade de Campo e suas aplicações, especialmente no campo da Fotografia. A etapa final da prática apresenta um tratamento interdisciplinar, explorando o uso estético e discursivo da profundidade de campo em uma diversificada gama de exemplos. Os resultados esperados das aulas e das avaliações apresentam um amplo potencial para proporcionar uma reflexão crítica sobre a própria prática pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: In order to contribute to an improvement of the scientific formation process, this work presents a proposal for teaching the content of Geometric Optics in a technical course integrated to High School. It is a directed study, divided into three stages, develops working methodologies that are fundamental in the principles of Historical-Critical Pedagogy, with the various activities being organized in accordance with the dialectical thinking. The theme analyzed is depth of field and its applications, especially in Photography. The final stage of the practice presents an interdisciplinary treatment, exploring the aesthetic and discursive use of depth of field in a diverse range of examples. The expected results of classes and evaluations have a wide potential to provide a critical reflection on the pedagogical practice itselfpt_BR
dc.format.extent24 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.titleEstudo dirigido à significação concreta da profundidade de campo: uma intervenção pedagógica de caráter histórico-críticopt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localColatinapt_BR
ifes.campusCampus_Colatinapt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0114936344725465pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Colatinapt_BR
ifes.course.underposgraduatePráticas Pedagógicas para Professores
dc.contributor.memberCosta, Andressa Solane Moreira
dc.contributor.memberSellin, Felipe


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record