Show simple item record

Literatura e humanidade na educação infantil : uma leitura contra-hegemônica de padrões e valores da sociedade

dc.contributor.advisorGomes, Antônio Carlos
dc.contributor.authorReis, Lorena Nascimento Gustavo dos
dc.date.accessioned2023-02-06T18:45:43Z
dc.date.available2023-02-06T18:45:43Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationREIS, Lorena Nascimento Gustavo dos. Literatura e humanidade na educação infantil : uma leitura contra-hegemônica de padrões e valores da sociedade.2022. 117 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2853
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades, do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Vitória, é uma reflexão baseada em práticas de leitura literária mediadas pelo professor, desenvolvidas na Educação Infantil pública do município de Aracruz - ES. Entendendo-se que é importante iniciar na Educação Infantil um trabalho com literatura voltado para a humanidade da criança, a fim de implicar sua qualidade de vida, o desenvolvimento individual e suas práticas sociais. A pesquisa teve o objetivode propor estratégias para trabalhar a humanidade da criança e provocar reflexões contra padrões hegemônicos, a partir da leitura literária na EducaçãoInfantil. Nessa perspectiva, recorremos a autores como Candido (1995), Freire (2000), Abramovich (1991), Coelho (2000), Zilberman (2003), Petit (2006) entreoutros para construir uma fundamentação teórica sobre leitura e literatura; e utilizamos Franchi (1988), Rezende (2008) entre outros para orientar a abordagem epilinguistica que norteou as oficinas de leitura, usadas com os alunos nas operações de linguagem. Quanto ao aspecto metodológico, a pesquisa pode ser caracterizada como uma investigação qualitativa inspirada na pesquisa participante, conforme defendida por Brandão (1998). O resultado da pesquisa foi um produto educacional em forma de E-book, com propostas de leitura literária para a EducaçãoInfantil voltadas à desconstrução de valores hegemônicos.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This research developed in the Postgraduate Program in Teaching of Humanities, from the Federal Institute of Espírito Santo - Campus Vitória, is a reflection based on practices of literary reading mediated by the teacher, developed in public Early Childhood Education in the city of Aracruz - ES. Understanding that it is important to start in Early Childhood Education a work with literature aimed at the humanity of the child, in order to imply their quality of life, individual development and their social practices. The research aimed to investigate strategies to work on the humanity of the child and provoke reflections against hegemonic standards, from the literary reading in Early Childhood Education. In this perspective, we turn to authors such as Candido (1995), Freire (2000), Abramovich (1991), Coelho (2000), Zilberman (2003), Petit (2006) among others to build a theoretical foundation on reading and literature; and we used Franchi (1988), Rezende (2008) among others to guide the epilinguistic approach that guided the reading workshops, used with students in language operations. Regarding the methodological aspect, the research can be characterized as a qualitative investigation inspired by participatory research, as defended byBrandão (1998). The result of the research was an educational product in the form of an E-book, with proposals for literary reading for Early Childhood Education aimed at deconstructing hegemonic values.pt_BR
dc.format.extent117 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectLeitura – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectHumanidadespt_BR
dc.titleLiteratura e humanidade na educação infantil : uma leitura contra-hegemônica de padrões e valores da sociedadept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.identifier.capes30004012072P5pt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado Profissional em Ensino de Humanidades
dc.contributor.memberGomes, Antônio Carlos
dc.contributor.memberMartinelli Filho, Nelson
dc.contributor.memberRamalhete, Mariana Passos


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record