Impactos causados à aprendizagem e ao desenvolvimento de crianças bem pequenas pelo uso excessivo de mídia

Sousa, Ríssia Glória da Silva (2022-11-24)

tcc

O presente artigo objetiva trazer reflexões sobre como o uso excessivo de mídias em crianças bem pequenas, de 1 ano e 7 mesas à 4 anos de idade pode causar efeitos influenciadores em seu humor, interesse e desenvolvimento escolar. Para tanto, foi aplicado um questionário em que foram coletados dados sociodemográficos, assim como foram levantadas as características de famílias que têm crianças matriculadas na instituição de ensino pesquisada, totalizando a margem de cinquenta famílias consultadas. As análises dos dados foram de caráter qualitativa exploratória, embasadas nos teóricos Kenski e Levy, tendo como instrumento de coleta um formulário que foi aplicado aos pais dos alunos de uma escola municipal de Educação Infantil do município de Santa Teresa/ES. Os dados foram analisados, tratados e apresentados em forma de gráficos e, a partir dessa análise, foi possível constatar que o tempo em que as crianças são expostas às mídias em casa interfere no processo de ensino e aprendizagem, ocasionando ansiedade, desânimo e, até em alguns casos, agressividade. Dessa forma, faz-se necessário avaliar caso a caso e tratar da melhor forma possível e tornar as aulas sem exposição de mídias mais atrativas aos alunos.

This article aims to bring reflections on how excessive use of media in very young children, from 1 year and 7 tables to 4 years of age can cause influencing effects on their mood, interest and school development. For this, a questionnaire was applied in which sociodemographic data were collected, as well as the characteristics of families who have children enrolled in the researched educational institution, totaling the margin of fifty families consulted. The data analyses were qualitativeexplorator, based on kenski and levy theorists, having as a collection instrument a form that was applied to the parents of the students of a municipal school of Early Childhood Education in the municipality of Santa Teresa/ES. The data were analyzed, processed and presented in the form of graphs and, from this analysis, it was possible to verify that the time in which children are exposed to the media at home interferes in the teaching and learning process, causing anxiety, discouragement and, even in some cases, aggressiveness. Thus, it is necessary to evaluate case by case and treat in the best possible way and make classes without media exposure more attractive to students.


Collections: