Show simple item record

Ensino da educação financeira para o ensino fundamental: uma análise das proposições dos livros didáticos

dc.contributor.advisorPassos, Patrícia Laurindo da Cunha
dc.contributor.authorBravim, Geovane Martins
dc.date.accessioned2023-02-02T20:06:08Z
dc.date.available2023-02-02T20:06:08Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationBRAVIM, Geovane Martins. Ensino da educação financeira para o ensino fundamental: uma análise das proposições dos livros didáticos. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática). Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cachoeiro de Itapemirim. Cachoeiro de Itapemirim. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2844
dc.description.abstractResumo: O objetivo do estudo é compreender o papel da educação financeira e a importância do ensino da Matemática Financeira no Ensino Fundamental, identificando as principais metodologias de ensino, analisando os aspectos abordados nos livros didáticos. A pesquisa classifica-se como uma pesquisa qualitativa, que discutirá os aspectos relacionados à educação financeira escolar, e sua aplicabilidade frente aos livros didáticos de Matemática financeira. Também classifica-se como uma pesquisa documental, nas legislações e documentos nacionais que dialogam sobre a inserção da Educação Financeira no currículo escolar. Como instrumentos de coleta de dados, será utilizado a análise documental dos livros didáticos do Ensino Fundamental Anos Finais, com intuito de verificar se as atividades propostas nos livros didáticos, estão em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e a Estratégia Nacional de Educação Financeira, para o desenvolvimento de competências e habilidades que estimulem a formação de cidadãos conscientes do uso dos recursos financeiros, potencializando ações de autodisciplina e liberdade financeira.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of the study is to understand the role of financial education and the importance of teaching Financial Mathematics in Elementary School, identifying the main teaching methodologies, analyzing the aspects addressed in textbooks. The research is classified as a qualitative research, which will discuss aspects related to school financial education, and its applicability to financial Mathematics textbooks. It is also classified as a documentary research, in legislation and national documents that dialogue about the insertion of Financial Education in the school curriculum. As instruments for data collection, documental analysis of textbooks for Elementary School Final Years will be used, in order to verify whether the activities proposed in textbooks are in line with the National Common Curricular Base (BNCC), and the National Strategy of Financial Education, for the development of skills and abilities that encourage the formation of citizens aware of the use of financial resources, enhancing actions of self-discipline and financial freedom.pt_BR
dc.format.extent24 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_BR
dc.titleEnsino da educação financeira para o ensino fundamental: uma análise das proposições dos livros didáticospt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localCachoeiro de Itapemirimpt_BR
ifes.campusCampus_Cachoeiro_de_Itapemirimpt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espirito Santo (IFES)pt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6670414924774025pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Matemática
dc.contributor.memberMonteiro, Alcelio
dc.contributor.memberSilva, Jane Maria da
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/1104360994135969pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/0401724474187863pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record