Utilização de tecnologias digitais no processo de alfabetização e letramento de crianças

Conceição, Aglaia Silva dos Santos. (2022)

tcc

Este trabalho visa analisar, a partir de reflexões teóricas e por meio do ponto de vista de professores, as possibilidades e potencialidades da utilização de tecnologias digitais no processo de alfabetização e letramento de crianças. Além disso, busca, também, entender o processo de alfabetização no Brasil e a sua importância no campo individual e social, compreendendo as especificidades desse processo no contexto digital e tecnológico atual, para assim, reconhecer as contribuições pedagógicas da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação e dos aplicativos em sala de aula. A metodologia de pesquisa constituiu-se em uma pesquisa exploratória, feita por meio da aplicação de um questionário on-line como instrumento de coleta de dados. Os resultados demonstraram que a utilização das novas tecnologias no ambiente escolar é uma realidade e que os professores conseguem apontar os benefícios da utilização no processo de ensino e aprendizagem, porém, nesse mesmo contexto, foi possível identificar algumas dificuldades e limitações que podem interferir ou até mesmo impossibilitar sua utilização.

This work aims to analyze, from theoretical reflections and through the point of view of teachers, the possibilities and potentialities of the use of digital technologies in the process of literacy and literacy of children. In addition, it also seeks to understand the literacy process in Brazil and its importance in the individual and social field, understanding the specificities of this process in the current digital and technological context, to thus recognize the pedagogical contributions of the use of Information and Communication Technologies and applications in the classroom. The research methodology was constituted in exploratory research, made through the application of an online questionnaire as a data collection instrument. The results showed that the use of new technologies in the school environment is a reality and that teachers can point out the benefits of use in the teaching and learning process, but in this same context, it was possible to identify some difficulties and limitations that may interfere or even make their use impossible.


Colecciones: