Características morfofisiológicas da pimenta-do- reino (piper nigrum l.) Cultivada em diferentes sistemas de tutoramento
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O sistema de tutoramento na implantação da pipericultura é um dos fatores mais desafiadores e onerosos da atividade, dado o alto investimento de capital. Nos últimos anos, tem-se observado tentativas de substituição dos tutores convencionais (estacas tratadas), por tutores vivos, nos quais as pimenteiras crescem aderidas em seu tronco. Nisso, o presente trabalho propõe avaliar o desenvolvimento vegetativo da pimenta-do reino na fase inicial, comparando o desempenho das plantas no tutor vivo (nim) e no tutor convencional (estaca de madeira tratada). Para tanto, plantas de pimenta-do-reino cv. Bragantina, foram conduzidas em condições de campo, em dois tipos de tutores, em delineamento de blocos casualizados, composto por 3 repetições de 50 plantas por parcela experimental. Cada unidade foi avaliada quanto ao índice de clorofila a,b e total pelo aparelho Clorofilog ®, e também quanto as características morfológicas (altura, diâmetro de caule e número de folhas) nos intervalos de 60, 120, 180, 240 e 300 dias após o transplantio. Os resultados mostraram que a condução da pimenta-do-reino em tutor vivo de nim comparado ao tutor convencional proporcionou a cultura um maior acúmulo de pigmentos ao longo de seu desenvolvimento, e em resposta a esse ganho fisiológico, as plantas também se desenvolveram mais morfologicamente. Entretanto é importante ponderar que o crescimento inicial no tutor vivo foi limitado, indicando uma possível competição entre o tutor e a cultura, e a necessidade de estudos que abordem o melhor estádio de desenvolvimento de ambos para adoção do sistema.
The mentoring system in the implantation of the pipericulture is one of the most challenging and costly factors of the activity, given the high investment of capital. In recent years, attempts have been made to replace conventional tutors (treated stakes) by living tutors, in which the peppermints grow attached to their trunk. In this, the present work proposes to evaluate the vegetative development of the black pepper in the initial phase, comparing the performance of the plants in the living tutor (nim) and the conventional tutor (treated wood cutting). For this purpose, black pepper plants cv. Bragantina, were conducted in field conditions, in two types of tutors, in a randomized block design, composed of 3 replicates of 50 plants per experimental plot. Each unit was evaluated for chlorophyll a, b and total Clorofilog®, as well as morphological characteristics (height, stem diameter and number of leaves) at the intervals of 60, 120, 180, 240 and 300 days after transplanting. The results showed that the conduction of black pepper in a living tutor of neem compared to the conventional tutor gave the culture a greater accumulation of pigments throughout its development, and in response to this physiological gain, the plants also developed more morphologically. However, it is important to consider that the initial growth in the living tutor was limited, indicating a possible competition between the tutor and the culture, and the need for studies that address the better stage of development of both for adoption of the system.
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