Uma análise sobre a utilização da aprendizagem baseada em projetos no ensino aprendizagem no Estado do Pará

Almeida, Adrielle Veras de (2022-12-20)

tcc

Para um ensino mais dinâmico e provocar uma participação mais ativa dos alunos na aprendizagem, a inserção das TDICS nas atividades de projetos fundamentados na ABProj podem funcionar como uma excelente ferramenta de apoio pedagógico.O presente trabalho teve como objetivo analisar a aprendizagem baseada em projetos (ABProj) na Educação básica identificando possíveis lacunas e contribuições dessa metodologia. Para coleta de dados foi criado um questionário semi estruturado, respondido por professores do Estado do Pará, analisando a utilização de metodologias ativas, especificamente ABProj juntamente com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Os resultados obtidos indicaram que as metodologias ativas são pouco utilizadas como prática educacional, entretanto, a maioria dos docentes têm o desejo em aprofundar os conhecimentos sobre a ABProj e uma das principais dificuldades indicadas pelos professores em relação a utilização da ABproj apoiada pelo uso das TDIC foi o tempo gasto para execução do projeto. Estes resultados servem para delinear ações como por exemplo propor formação continuada para os professores com base no uso da ABProj conjuntamente com as TDIC.

For a more dynamic teaching and to provoke a more active participation of students in learning, the insertion of TDICS in project activities based on ABProj can work as an excellent pedagogical support tool. The present work aimed to analyze project-based learning ( ABProj) in Basic Education, identifying possible gaps and contributions of this methodology. For data collection, a semi-structured questionnaire was created, answered by teachers from the State of Pará, analyzing the use of active methodologies, specifically ABProj together with Digital Information and Communication Technologies (TDIC). The results obtained indicated that active methodologies are little used as an educational practice, however, most teachers have the desire to deepen their knowledge about ABProj and one of the main difficulties indicated by teachers in relation to the use of ABproj supported by the use of TDIC was the time taken to execute the project. These results serve to outline actions such as proposing continued training for teachers based on the use of ABProj together with TDIC.


Collections: