Show simple item record

Poesia negra na universidade: uma proposta pedagógica para o curso de letras português da UFES

dc.contributor.advisorRibeiro, Geisa Lourenço
dc.contributor.authorLima, Dean Guilherme Gonçalves
dc.date.accessioned2023-01-27T14:07:46Z
dc.date.available2023-01-27T14:07:46Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationALMEIDA, S. L. de. História da discriminação racial na educação brasileira - Silvio Almeida - Escola da Vila 2018a. In: Centro de Formação da Vila. YouTube, 26 jul. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gwMRRVPl_Yw&feature=youtu.be. Acesso em: 19 jun. 2021. AKOTIRENE, C. Programa 3: acessibilidade. Mulheres e Ciência com Carla Akotirene e Sônia Guimarães. Youtube, 26 de set. de 2021. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=YAsMa748gbk. Acesso em 13 de out. 2021. ANDRADE, M. M. de. Introdução à Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2005. ARAUJO, R. D. . O processo educativo no pensamento marxista. Revista Dialectus, Fortaleza, p. 133 - 144, 01 dez. 2013. BRASIL. Lei n. 1, de 1837, e o Decreto nº 15, de 1839, sobre Instrução Primária no Rio de Janeiro. Disponível em História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n. 18, p. 199-205, set. 2005. BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais/ Temas Transversais. 1996. BRASIL. Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira’, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 10 jan. 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm . Acesso em: 25 set. 2021. BRASIL. Conselho Nacional da Educação. Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial da União, Brasília, 45 22 jun. 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf . Acesso em: 15 out. 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BOSI, A. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 2017. BASTIDE, R. “A poesia afro-brasileira”. Estudos afro-brasileiros. São Paulo: Perspectiva. 1983. p. 3-110. BERND, Z. Introdução à literatura negra. São Paulo: Brasiliense, 1988. _______. Negritude e literatura na América Latina, Porto Alegre: Mercado Aberto, 1987. BROOKSHAW, D. Raça e cor na literatura brasileira. Trad. Marta Kirst. Porto Alegre: Mercado Aberto. 1983. BARACHO, A. O Ensino da literatura de autoria negra em tempos de crise: práticas pedagógicas na modalidade remota / Aline Regina da Silva Baracho. - João Pessoa, 2021. CANAL PRETO. Entenda a importância de Solano Trindade. Canal do Youtube, 30 de mai. de 2019. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=oNsbUuyFNDI . Acesso em 03 mar 2022. COEN, M. Literatura como direito na construção da identidade negra | LETRAS PRETAS ep.1. Youtube, 30 de out. de 2017. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=MAnQOLjx5Is . Acesso em 08/02/2022. CORTEZ, L. C. dos S. Os vídeos do YouTube como recurso didático. Universidade Federal do Paraná. 2010. DAMASCENO, B. G. Poesia negra no modernismo brasileiro. 2. ed. Campinas: São Paulo. Pontes Editores, 1988. 46 DUARTE, E. de A. (Org.) Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. v.1 - Precursores. ESCOLA do Rock. Direção: Richard Linklater. Produção: Scott Rudin. Estados Unidos; [s.n.], 2003. 127 min. FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 1996. FREYRE, G.. Casa grande & senzala. São Paulo: Global, 2006. GAMA, L. Prótase. In: Trovas burlescas. Rio de Janeiro: Editora Três, 1974. . Primeiras Trovas Burlescas de Getulino. 3º edição. São Paulo: Bentley Junior, 1904. GUIMARÃES, A. S. A. Classes, raças e democracia. São Paulo: Editora 34, 2002. GULLAR, F. Toda poesia. 19.ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010. IFES CEFOR. [PRATPED] Mesa Redonda - Avaliação Síncrona 1 Pós em Práticas Pedagógicas. Youtube, 2 de jun. de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WJGmB7ifZaw&list=RDCMUCt1DN_d0P-x1UR2PAwkQbvA&start_radio=1 . Acesso em 02 jun. 2021. LÓPEZ, L. C. O conceito de racismo institucional: aplicações no campo da saúde. Interface – Comunic., Saude, Educ., v. 16, n. 40, p. 121-134, jan./mar. 2012. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1991. LIBÂNEO, J. C. Democratização da Escola Pública. São Paulo: Edições Loyola Jesuítas, 2014. . Didática. – São Paulo: Cortez, 1994. 47 . A democratização da escola pública: a pedagógica crítico-social dos conteúdos. 28 ed. 8º reimpressão. São Paulo: Edições Loyola, 2014. MOURA, T. G. Literatura Brasileira. Canal do Youtube. Disponível em https://www.youtube.com/channel/UCOP15R5ayqNA7hJNeNh6Zhw/videos . Acesso em 08/02/2022. MOURA, C. Dialética radical do Brasil negro. São Paulo: Editora Anita, 1994. NUNES, C. A poesia negra no Modernismo brasileiro. Cultura 5. 1972. SANTOS, E. Luiz Gama e a sátira racial como poesia da transgressão: poéticas diaspóricas como contranarrativa à ideia de raça. Almanack. Guarulhos, n. 11, p. 728-748, dez. 2015. SANTOS, H. A busca de um caminho para o Brasil: a trilha do círculo vicioso. São Paulo: SENAC, 2003. SACRISTÁN, J. G. & GÓMEZ, A. I P. Compreender e transformar o ensino. Trad. Ernani F. da Fonseca Rosa. 4ª Ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998. SILVA, J. R. da (Org.). Luiz Gama e suas poesias satíricas. 2 ed. Rio de Janeiro: Cátedra; Brasília: INL, 1981, p. 177-181. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002. SIEMENS, G. Connectivism: Learning Theory or Pastime of the Self-Amused? elearnspace. 2006. SAYERS, R. S. O negro na literatura brasileira. Rio de Janeiro: O Cruzeiro, 1958. TROYNA, B.; CARRINGTON, B. Education, racism and reform. London: Routledge, 1990. TRIGO, C. E. C. Análise de uma experiência de intervenção pedagógica com uso de experimentos matemáticos: discutindo a importância da extensão universitária na formação 48 docente. 2011. 99 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ensino de Ciências, Intituto Federal do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2012. TRINDADE, S. Cantares ao meu povo. São Paulo: Fulgor. 1981. . Poemas D’uma Vida Simples. Rio de Janeiro 1ª edição, 1944. . O poeta do povo. São Paulo: Ediouro, 2008. UFES. Programas de Disciplina, 2017. Disponível em https://letras.ufes.br/sites/letras.ufes.br/files/field/anexo/let_09497_literatura_brasileira_i.pdf . Acesso em 02 ag 2021. Vem Dançar (Take the lead). Direção: Liz Friedlander. Produção: Christopher Godsick, Michelle Grace, Diane Naba toff. Roteiro: Dianne Houston. EUA: New Line Cinema. 2006. 108 min.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2822
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho consiste em verificar se a disciplina de lírica brasileira, do curso de Letras Português da Universidade Federal do Espírito Santo, contempla ou silencia autores negros e obras significativas, uma vez que é necessário capacitar o aluno, por meio de leitura analítica e interpretativa da poesia lírica produzida por autores negros, a entender diferentes propostas estéticas e ideológicas dos poetas brasileiros, ampliando, dessa forma, limites do cânone brasileiro. Para tanto, este trabalho respalda-se teórico e metodologicamente nos estudos de Bastide (1983), Bernd (1988, 1987), Brookshaw (1983), Damasceno (1988), Sayers (1958), Nunes (1972) e outros autores que, com suas pesquisas, corroboraram com o desdobramento da pesquisa e ajudam a pensar sobre esse tema. No que concerne ao processo investigativo, seguiu-se com a revisão minuciosa da bibliografia básica adotada na disciplina Literatura Brasileira I: Lírica do curso de Letras da UFES com a separação e indicação dos autores ali elencados. A compreensão sobre a temática se justifica pela necessidade de a Universidade contribuir para tornar a sociedade cada vez menos racista com efetivos instrumentos de combate ao preconceito étnico-racial. As pesquisas evidenciam que grande parte da bibliografia adotada na Universidade assume uma visão eurocêntrica, monocultora, discriminatória de caráter racista e excludente.pt_BR
dc.format.extent52 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectPoesia negra - Racismo - Universidade Federal do Espírito Santo - UFES - Educação antirracista - Literatura Brasileirapt_BR
dc.titlePoesia negra na universidade: uma proposta pedagógica para o curso de letras português da UFESpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localVianapt_BR
ifes.campusCampus_Vianapt_BR
dc.contributor.institutionUfespt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9890884624525662pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Vianapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6513168717607002pt_BR
ifes.course.underposgraduatePráticas Pedagógicas
dc.contributor.memberFerreira, Rafael da Silva Marques
dc.contributor.memberLima, Aline Souza de
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8520-8780pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/5080991180073759pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6697-0718pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8799-4340pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record