Poesia negra na universidade: uma proposta pedagógica para o curso de letras português da UFES

Lima, Dean Guilherme Gonçalves (2022)

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O objetivo deste trabalho consiste em verificar se a disciplina de lírica brasileira, do curso de Letras Português da Universidade Federal do Espírito Santo, contempla ou silencia autores negros e obras significativas, uma vez que é necessário capacitar o aluno, por meio de leitura analítica e interpretativa da poesia lírica produzida por autores negros, a entender diferentes propostas estéticas e ideológicas dos poetas brasileiros, ampliando, dessa forma, limites do cânone brasileiro. Para tanto, este trabalho respalda-se teórico e metodologicamente nos estudos de Bastide (1983), Bernd (1988, 1987), Brookshaw (1983), Damasceno (1988), Sayers (1958), Nunes (1972) e outros autores que, com suas pesquisas, corroboraram com o desdobramento da pesquisa e ajudam a pensar sobre esse tema. No que concerne ao processo investigativo, seguiu-se com a revisão minuciosa da bibliografia básica adotada na disciplina Literatura Brasileira I: Lírica do curso de Letras da UFES com a separação e indicação dos autores ali elencados. A compreensão sobre a temática se justifica pela necessidade de a Universidade contribuir para tornar a sociedade cada vez menos racista com efetivos instrumentos de combate ao preconceito étnico-racial. As pesquisas evidenciam que grande parte da bibliografia adotada na Universidade assume uma visão eurocêntrica, monocultora, discriminatória de caráter racista e excludente.


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