dc.contributor.advisor | Moreira, Raphael Magalhães Gomes | |
dc.contributor.author | Carletti, Larissa Miranda | |
dc.date.accessioned | 2023-01-24T13:44:25Z | |
dc.date.available | 2023-01-24T13:44:25Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | Carletti, Larissa Miranda. Recursos, adaptações e proposta de construção de materiais para inclusão de alunos com deficiência visual no ensino de ciências agrícolas. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso. ( Curso Superior Licenciatura em Ciências Agrícolas) - Instituto Federal do Espirito Santo, Colatina, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2804 | |
dc.description.abstract | As observações proporcionadas durante a caminhada escolar do proponente no
ensino fundamental e médio na escola rural “Centro Estadual Integrado de Educação
rural de Águia Branca”, e as disciplinas de estágio supervisionado e do obrigatório
realizadas na escola Municipal de ensino fundamental “Ubaldo Ramalhete”,
permitiram identificar algumas dificuldades enfrentadas por docentes e discente em
relação à falta de investimentos público na escola e na aquisição de materiais
didáticos especializados no ensino de ciências agrícolas para suprirem algumas
práticas e conteúdos estritamente teóricos, e fazer com que os alunos especialmente
os com deficiência visual participe das aulas, não sendo unicamente ouvinte. O
objetivo deste trabalho foi buscar, catalogar e propor adequações em materiais
didáticos para os alunos com deficiência visual parcial ou total na área de ciências
agrárias, além de construir uma cartilha visando contribuir na inclusão e participação
dos mesmos no ambiente escolar. Para isso, foi necessário fazer uma busca dos
recursos especializados para os estudantes com deficiência visual, foi analisado na
bibliografia materiais específicos para esses estudantes. Também buscou os
materiais que já são utilizados pelos alunos com deficiência visual no ensino regular,
e pesquisou as dificuldades e problemas que o aluno com deficiência enfrenta
quando chega à escola. Foi confeccionada uma cartilha que explica alguns critérios
que tem que ter na preparação e construção de materiais para os alunos com
deficiência visual, foi feito um levantamento dos mais variados materiais didático que
podem ser aplicados às ciências agrícolas e em especial aos alunos com deficiência
visual. Com esse trabalho pode se afirmar que buscar, catalogar, adequar e/ou
construir materiais didáticos para os alunos com deficiência visual pode ajudar a
promover a inclusão de todos que estão no ambiente de aprendizagem, pois com
atividades diferentes e aula prática acontece a socialização entre os alunos e com o
professor, uma melhor assimilação e aprendizagem do conteúdo, fazendo com que
possam se interessar ainda mais pela área agrícola e o conteúdo estudado. | pt_BR |
dc.description.abstract | The observations provided during the proponent's school walk in elementary and
high school in the rural school "Integrated State Center for Rural Education of Águia
Branca", and the supervised and mandatory internship subjects carried out at the
Municipal Elementary School "Ubaldo Ramalhete", allowed to identify some
difficulties faced by teachers and students in relation to the lack of public investment
in the school and in the acquisition of specialized teaching materials in the teaching
of agricultural sciences to supply some strictly theoretical practices and contents, and
make students especially those with visual impairments participate in the classes, not
just being a listener. The objective of this work was to search, catalog and propose
adaptations in teaching materials for students with partial or total visual impairment in
the field of agricultural sciences, in addition to building a booklet aiming to contribute
to their inclusion and participation in the school environment. For this, it was
necessary to search for specialized resources for students with visual impairment,
and specific materials for these students were analyzed in the bibliography. It also
sought the materials that are already used by students with visual impairments in
regular education, and researched the difficulties and problems that students with
disabilities face when they arrive at school. A booklet was prepared that explains
some criteria that must be taken into account in the preparation and construction of
materials for students with visual impairments, and a survey was made of the most
varied teaching materials that can be applied to agricultural sciences and in particular
to students with visual impairments. With this work, it can be stated that seeking,
cataloging, adapting and/or building teaching materials for students with visual
impairment can help to promote the inclusion of everyone in the learning
environment, because with different activities and practical classes, socialization
between the students and the teacher, a better assimilation and learning of the
content, making them even more interested in the agricultural area and the studied
content. | pt_BR |
dc.format.extent | 44 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Cegos | pt_BR |
dc.subject | Maquetes | pt_BR |
dc.subject | Lica | pt_BR |
dc.subject | Ensino agrícola | pt_BR |
dc.title | Recursos, adaptações e proposta de construção de materiais para inclusão de alunos com deficiência visual no ensino de ciências agrícolas | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Colatina | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Itapina | pt_BR |
dc.contributor.institution | IFES | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Itapina | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Ciências Agrárias | |
dc.contributor.member | Moreira, Raphael Magalhães Gomes | |
dc.contributor.member | Fortes, Karla Percília da Silva | |
dc.contributor.member | Lopes, Tatiane Felipe | |
Redes Sociais