Recursos, adaptações e proposta de construção de materiais para inclusão de alunos com deficiência visual no ensino de ciências agrícolas

Carletti, Larissa Miranda (2021)

tcc

As observações proporcionadas durante a caminhada escolar do proponente no ensino fundamental e médio na escola rural “Centro Estadual Integrado de Educação rural de Águia Branca”, e as disciplinas de estágio supervisionado e do obrigatório realizadas na escola Municipal de ensino fundamental “Ubaldo Ramalhete”, permitiram identificar algumas dificuldades enfrentadas por docentes e discente em relação à falta de investimentos público na escola e na aquisição de materiais didáticos especializados no ensino de ciências agrícolas para suprirem algumas práticas e conteúdos estritamente teóricos, e fazer com que os alunos especialmente os com deficiência visual participe das aulas, não sendo unicamente ouvinte. O objetivo deste trabalho foi buscar, catalogar e propor adequações em materiais didáticos para os alunos com deficiência visual parcial ou total na área de ciências agrárias, além de construir uma cartilha visando contribuir na inclusão e participação dos mesmos no ambiente escolar. Para isso, foi necessário fazer uma busca dos recursos especializados para os estudantes com deficiência visual, foi analisado na bibliografia materiais específicos para esses estudantes. Também buscou os materiais que já são utilizados pelos alunos com deficiência visual no ensino regular, e pesquisou as dificuldades e problemas que o aluno com deficiência enfrenta quando chega à escola. Foi confeccionada uma cartilha que explica alguns critérios que tem que ter na preparação e construção de materiais para os alunos com deficiência visual, foi feito um levantamento dos mais variados materiais didático que podem ser aplicados às ciências agrícolas e em especial aos alunos com deficiência visual. Com esse trabalho pode se afirmar que buscar, catalogar, adequar e/ou construir materiais didáticos para os alunos com deficiência visual pode ajudar a promover a inclusão de todos que estão no ambiente de aprendizagem, pois com atividades diferentes e aula prática acontece a socialização entre os alunos e com o professor, uma melhor assimilação e aprendizagem do conteúdo, fazendo com que possam se interessar ainda mais pela área agrícola e o conteúdo estudado.

The observations provided during the proponent's school walk in elementary and high school in the rural school "Integrated State Center for Rural Education of Águia Branca", and the supervised and mandatory internship subjects carried out at the Municipal Elementary School "Ubaldo Ramalhete", allowed to identify some difficulties faced by teachers and students in relation to the lack of public investment in the school and in the acquisition of specialized teaching materials in the teaching of agricultural sciences to supply some strictly theoretical practices and contents, and make students especially those with visual impairments participate in the classes, not just being a listener. The objective of this work was to search, catalog and propose adaptations in teaching materials for students with partial or total visual impairment in the field of agricultural sciences, in addition to building a booklet aiming to contribute to their inclusion and participation in the school environment. For this, it was necessary to search for specialized resources for students with visual impairment, and specific materials for these students were analyzed in the bibliography. It also sought the materials that are already used by students with visual impairments in regular education, and researched the difficulties and problems that students with disabilities face when they arrive at school. A booklet was prepared that explains some criteria that must be taken into account in the preparation and construction of materials for students with visual impairments, and a survey was made of the most varied teaching materials that can be applied to agricultural sciences and in particular to students with visual impairments. With this work, it can be stated that seeking, cataloging, adapting and/or building teaching materials for students with visual impairment can help to promote the inclusion of everyone in the learning environment, because with different activities and practical classes, socialization between the students and the teacher, a better assimilation and learning of the content, making them even more interested in the agricultural area and the studied content.


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