dc.contributor.advisor | Vieiras, Rosinei Ronconi | |
dc.contributor.author | Barcellos, Giordana Dalmaso | |
dc.date.accessioned | 2023-01-24T13:30:54Z | |
dc.date.available | 2023-01-24T13:30:54Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | Barcellos, Giodarna Dalmaso. Educação ambiental: a formação do sujeito crítico e ecológico no processo de escolarização. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso . ( Curso Superior Pós Graduação em práticas Pedagógicas) - Instituto Federal do Espirito Santo, Colatina, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2803 | |
dc.description.abstract | A educação ambiental é um tema transversal, que por lei deve ser trabalhado
na escola, sendo que nos conteúdos básicos dos componentes curriculares de
ciências se apresenta inserido em alguns momentos da grade curricular, tendo
maiores inserções de tal temática no ensino fundamental. Devido os conteúdos e
conceitos da educação ambiental serem geralmente apresentados desconectados da
realidade do contexto do aluno e às vezes as práticas apresentadas estarem pouco
difundidas na instituição de ensino, de forma incentivadora, muitos discentes acabam
não gerando um despertar pela sua formação ecológica crítica. Através das ideias
apresentadas, pode-se desenvolver dentro das aulas de Ciências Agropecuárias,
atividades práticas e lúdicas que desenvolvam nos estudantes a criticidade com
relação a educação ambiental. A pedagogia da alternância vivenciada pelos
estudantes da escola campesina, visa a valorização das pessoas do campo e o
sentimento de pertença pelo campo, com isso é fundamental que os estudantes além
de desenvolverem este sentimento, aprendam a usar e desfrutar do ambiente de
forma a suprir as suas necessidades, sem comprometer a capacidade de atender as
necessidades das futuras gerações. A principal discussões da proposta de
intervenção é evidenciar a importância da problematização da Educação Ambiental
no ambiente escolar, de forma prática e envolvendo a realidade dos estudantes,
visando a participação do sujeito e com o objetivo de desenvolver no ser humano uma
maior sensibilização sobre o meio ambiente, como sendo um lugar para as futuras
gerações. A pesquisa tem por finalidade analisar o processo de formação dos sujeitos
ecológicos, através de metodologias de ensino no processo de ensino da Educação
Ambiental. | pt_BR |
dc.description.abstract | Environmental education is a cross-cutting theme, which by law must be worked on at
school, and in the basic contents of the science curriculum components it is inserted
in some moments of the curriculum, with greater insertions of this theme in elementary
school. Because the contents and concepts of environmental education are generally
presented disconnected from the reality of the student's context and sometimes the
practices presented are not widespread in the educational institution, in an
encouraging way, many students end up not generating an awakening for their critical
ecological training. Through the ideas presented, practical and recreational activities
can be developed within the Agricultural Sciences classes that develop in students the
criticality in relation to environmental education. The pedagogy of alternation
experienced by the students of the peasant school, aims at valuing people from the
countryside and the feeling of belonging to the countryside, so it is essential that
students, in addition to developing this feeling, learn to use and enjoy the environment
in order to supply their needs without compromising the ability to meet the needs of
future generations. The main discussions of the intervention proposal is to highlight the
importance of problematizing Environmental Education in the school environment, in a
practical way and involving the reality of students, aiming at the participation of the
subject and with the objective of developing in the human being a greater awareness
of the environment. environment, as a place for future generations. The research aims
to analyze the process of formation of ecological subjects, through teaching
methodologies in the teaching process of Environmental Education. | pt_BR |
dc.format.extent | 36 f | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Formação do sujeito crítico e ecológico | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental: a formação do sujeito crítico e ecológico no processo de escolarização | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Colatina | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Itapina | pt_BR |
dc.contributor.institution | IFES | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Itapina | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Especialização em praticas pedagógicas para professores | |
dc.contributor.member | Ribeiro, Flávia Nascimento | |
dc.contributor.member | Vieiras, Rosinei Ronconi | |
dc.contributor.member | Zorthêa, Kátia Silene | |
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