Ensino de lógica de programação em escolas públicas brasileiras: uma revisão sistemática

Nunes, Lenira Lacerda (2022)

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Este trabalho possui como objetivo geral realizar uma Revisão Sistemática que visa identificar contribuições do ensino de Lógica de Programação nas Escolas Públicas brasileiras e, como objetivos específicos identificar os principais softwares utilizados; observar os resultados alcançados em trabalhos que desenvolveram ações utilizando o ensino de lógica de programação, especificamente em escolas públicas e apresentar um estudo de revisão sistemática por projetos que promovam práticas do ensino de lógica de programação na educação básica. O trabalho se justifica, pois, é preciso inserir nos currículos escolares novos conceitos e habilidades relacionados à tecnologia. Grande parte dos docentes que atuam em escolas públicas observam uma significativa defasagem no ensino, muitos alunos apresentam dificuldades na resolução de problemas matemáticos simples, a maioria apresenta distorção idade-série, não conseguem compreender os conteúdos e ficam em atraso nos estudos, pois, é muito mais difícil assimilar conteúdos mais complexos sem antes terem compreendido o básico. Através dos trabalhos analisados foi possível observar os benefícios que o ensino pode proporcionar e que atualmente existem muitos recursos que podem ser utilizados para levar conceitos de lógica de programação para as salas de aula.


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