O papel do pedagogo nas classes hospitalares: desafios e possibilidades

Menezes, Katiani de Souza (2022)

tcc

A área de trabalho do pedagogo não está mais sujeita só à habitual sala de aula da forma como, habitualmente, estamos acostumados presenciar o seu campo de atuação. Assim, esta pesquisa tem o propósito de investigar a relevância do pedagogo nos ambientes hospitalares e os desafios desse novo plano de trabalho. A pedagogia hospitalar é compreendida pelo Ministério da Educação (MEC) como um campo de trabalho voltado a garantia do direito universal à educação e acesso ao currículo. Dessa forma, para explicitar uma das diferentes situações, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura o prosseguimento do currículo escolar, da recreação, de programas de educação e de saúde durante a internação e/ou tratamento nos hospitais. A busca da produção científica sobre as temáticas foi a realização desta pesquisa, pensamos em uma abordagem qualitativa, onde seus instrumentos utilizados foram revisões bibliográficas de vários autores, livros, revistas, artigos, dissertações e outros tipos de documentos que abordam o assunto em questão. Para isso, fizemos o uso de plataformas, como o Scielo e da Capes nos últimos 10 anos. Além disso, a fim de agregar a pesquisa, utilizamos os sites da Secretaria de Estado da Educação – SEDU e da Secretaria de Estado da Saúde – Sesa. Nessa imersão sobre o papel do pedagogo na pedagogia hospitalar, trouxemos a sua história, conceito e o entendimento da oferta da classe hospitalar no ES. Entende-se que essa pesquisa pode subsidiar os futuros profissionais ampliando o conhecimento sobre a área de atuação profissional em hospitais e colaborar para produção teórica na área da educação o que tange o núcleo temático na pedagogia hospitalar

The pedagogue's work area is no longer subject only to the usual classroom in the way we are used to witnessing his field of activity. Thus, this research aims to investigate the relevance of the pedagogue in hospital environments and the challenges of this new work plan. Hospital pedagogy is understood by the Ministry of Education (MEC) as a field of work aimed at guaranteeing the universal right to education and access to the curriculum. Thus, to explain one of the different situations, the Statute of Children and Adolescents (ECA) ensures the continuation of the school curriculum, recreation, education and health programs during hospitalization and/or treatment in hospitals. The search for scientific production on the themes was the realization of this research, we thought of a qualitative approach, where its instruments used were bibliographic reviews of various authors, books, magazines, articles, dissertations and other types of documents that address the subject in question. For this, we made use of platforms such as Scielo and Capes in the last 10 years. In addition, in order to aggregate the research, we used the websites of the Secretary of State for Education – SEDU and the Secretary of State for Health – Sesa. In this immersion on the role of the pedagogue in hospital pedagogy, we brought its history, concept and understanding of the offer of the hospital class in ES. It is understood that this research can support future professionals by expanding knowledge about the area of professional practice in hospitals and collaborating for theoretical production in the area of education, which concerns the thematic core in hospital pedagog


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