A juvenilização na EJA: desafios pedagógicos no cotidiano escolar
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O presente trabalho procura trazer reflexões sobre a modalidade EJA, desde o seu surgimento até as implicações atuais, constituindo uma análise sobre o acontecimento da Juvenilização da modalidade EJA. As sugestões para a escolha do tema foram geradas por meio do componente curricular de EJA ofertada no curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapina, com viés das práticas abordadas e experiências realizadas no estágio obrigatório de EJA. Adentrando o campo de pesquisa, foi visível a preocupação dos autores em relação à educação da juventude atual, buscando sempre trazer melhorias para esse público, de maneira que nenhum sujeito se sinta excluído ou prejudicado. Dessa forma, o objetivo principal do trabalho foi trazer reflexões sobre a juvenilização dentro da modalidade EJA, assinalando alguns motivos que colaboram para que os jovens realizem essa migração, refletindo sobre a importância do professor para os alunos da EJA e como a sua formação precisa ser diferenciada. A metodologia parte de análises bibliográficas juntamente com a análise de conteúdo de Bardin (2009), sendo utilizado um recorte temporal de 12 anos dentro das principais plataformas acadêmicas, sendo escolhidas duas dissertações como foco da análise. O referencial teórico desta monografia está fundamentado nos estudos em EJA de Di Pierro e Haddad (2009), Arroyo (2006), Ribeiro (2018,2020). Através desses e de outros teóricos que serão citados, é possível observar e perceber o cruzamento de suas verificações sobre a juvenilização. Por muito tempo a EJA foi configurada para adultos, mas tem mudado de aspecto a cada ano. Dessa forma, esses jovens necessitam de cuidado e olhar individualizados para que não desistam novamente devido à repetição de estratégias falhas do sistema padronizado educacional.
The present work aims at bringing considerations about the EJA modality, from its emergence to the current days, constituting an analysis of the Juvenilization event of the EJA modality. Suggestions for choosing the theme were generated through the EJA curriculum component offered in the graduation course of Pedagogy , from the Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina. With the focus of the practices addressed and experiences carried out in the obligatory EJA internship. Within the research field, the authors' concern regarding the education of current youth was visible, always seeking to bring improvements to this public, so that no one feels excluded or harmed. In this way, the main objective of the work is to bring reflections on youth within the EJA modality, to point out some reasons that collaborate for young people to carry out this migration, to reflect on the importance of the teacher for EJA students and how their training needs to be differentiated . The methodology starts from bibliographical analyzes together with the content analysis of Bardin (2009), using a time frame of 12 years within the main academic platforms, being chosen 2 dissertations as the focus of the analysis. The theoretical framework of this monograph is based on studies in EJA by Di Pierro and Haddad (2009), Arroyo (2006), Ribeiro (2018, 2020). Through these and others that will be mentioned, it is possible to observe and perceive the crossing of their verifications on Juvenilization. For a long time, EJA was configured for adults and has changed its appearance along the years, so these young people need individualized care and attention so that they do not give up again due to the repetition of failed strategies of the standardized educational system.
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