PROEJA: aspectos da trajetória do curso técnico integrado em alimentos no Ifes - Campus Itapina
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A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, como modalidade de Ensino Fundamental e Médio, é caracterizada por descontinuidades e políticas públicas frágeis e insuficientes para atender a sua demanda potencial e o cumprimento da lei. Isto impõe a construção de respostas para diversos desafios, como o da formação do profissional, organização curricular integrada, a aprendizagem do estudante. Os saberes produzidos no cotidiano dos jovens e adultos participantes da EJA, através de suas experiências e histórias, são reconhecidos, legitimados e evidenciados por meio de biografias e trajetórias de vida dos sujeitos. Dessa forma, o currículo dos cursos no âmbito do PROEJA devem assumir a perspectiva de assumir a formação integral dos sujeitos como forma de compreender e se compreender no mundo. A presente monografia foi norteada através de um Estudo de Caso, e também por meio de autores, que possibilitou o levantamento de informações relevantes, referidas ao PROEJA. Para o desenvolvimento da monografia, também foi utilizada, como meio de pesquisa, uma entrevista com alguns participantes e ex participantes da realidade do Proeja. Utilizou-se como referencial a pesquisa bibliográfica, revisando as obras dos autores como: Brasil (2000), Freire (1987), Galiazzi (2006), Garcia (2022), Ifes (2006), Oliveira (2012). A trajetória do curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos mostra quão eficiente foi para aqueles que o cursaram, adquirindo conhecimento, enriquecendo seus saberes e, principalmente através disso entraram no mercado de trabalho.
The Youth and Adult Education (EJA) in Brazil, as an Elementary and Secondary Education modality is characterized by discontinuities, fragile and insufficient public policies to meet its potential demand and compliance with the law. This situation makes necessary the construction of responses to various challenges, such as professional training, integrated curriculum organization, student learning. The knowledge produced in the daily lives of young people and adults participating in EJA through their experiences and stories are recognized, legitimized and evidenced through biographies and life trajectories of the subjects. In this way, the curriculum of courses within the area of PROEJA must assume the perspective of ensurinng the integral formation of subjects as a way of understanding themselves and understanding the world. This monography was guided through a Case Study and also by authors, which made possible the collection of relevant information, referred to PROEJA. For the development of the monography, an interview with some participants and former participants of the reality of PROEJA was also used as a means of research. Bibliographical research was used as a reference, reviewing the works of authors such as: Brasil (2000), Freire (1987), Galiazzi (2006), Garcia (2022), Ifes (2006), Oliveira (2012). The trajectory of the course Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio in the Youth and Adult Education modality, shows how efficient it was for those who attended, acquiring knowledge, enriching their knowledge and mainly through that, entered the job market.
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