Evasão escolar e os dilemas do ensino médio no Brasil
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Este estudo tem como objetivo analisar a evasão escolar no Ensino Médio a partir do ano de 2009 através de pesquisas publicadas na BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Tendo em vista o objetivo geral apresentado, tracei como objetivos específicos: caracterizar o Ensino Médio no Brasil historicamente; identificar as causas de evasão escolar no Ensino Médio conforme as pesquisas desenvolvidas no Brasil; e apresentar as políticas desenvolvidas para o Ensino Médio no Brasil a partir de 2009. A escolha do tema justifica-se pela necessidade de analisar a atual configuração do Ensino Médio no Brasil, assim como identificar os possíveis gargalos desta etapa de ensino conforme pesquisas desenvolvidas em nosso país. Para a elaboração do mesmo foi realizado como metodologia de pesquisa o levantamento bibliográfico alusivo ao tema. Conclui-se este estudo na certeza de que o progresso da escola só será obtido com o melhoramento do preparo do professor, com a riqueza dos métodos adequados e com melhores recursos didáticos oferecidos e a valorização do profissional de ensino. Visto que a função política da educação é torna la mais libertadora, e inovadora dos conteúdos.
This study aims to analyze school dropout in High School from the year 2009 through research published in BDTD (Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. In view of the general objective presented, I outlined as specific objectives: to characterize High School in Brazil historically; identify the causes of school dropout in high school according to research developed in Brazil; and present the policies developed for high school in Brazil from 2009. The choice of theme is justified by the need to analyze the current configuration of High School in Brazil, as well as to identify the possible bottlenecks of this stage of education according to research developed in our country. For the elaboration of the same, the bibliographic survey alluding to the theme was carried out as a research methodology. This study is concluded in the certainty that the progress of the school will only be obtained with the improvement of the teacher's preparation, with the richness of the methods of adequate and with better teaching resources offered and the valorization of the teaching professional. Since the political function of education is to make it more liberating and innovative in terms of content.
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