Vivências e práticas inclusivas na Educação Profissional e Tecnológica

Ramos, Loziane Pereira Lima de Souza (2022)

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

RESUMO: Ao analisarmos a educação inclusiva no Brasil percebemos que por mais que essa temática seja amplamente debatida e assegurada por diversas legislações e políticas públicas, ainda se faz necessários debates e reflexões, tendo em vista os desafios que são vivenciados tanto pelos sujeitos com deficiência no cotidiano escolar, quanto pelos profissionais da educação ao lidar com as especificidades desses estudantes. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo principal analisar como as práticas educativas inclusivas podem contribuir para a permanência e êxito dos estudantes com deficiência intelectual nos cursos de ensino Médio integrado à Educação Profissional (Proeja), no Ifes Campus Vitória. Para isso, buscou-se discutir por meio de um trabalho colaborativo, ações que pudessem contribuir, qualificar e potencializar os percursos formativos dos estudantes com deficiência intelectual na Educação Profissional e Tecnológica – EPT, a partir da escuta dos sujeitos, suas vivências, as práticas inclusivas e ações institucionais inclusivas realizadas no Ifes. Este trabalho objetiva responder ao seguinte problema: Quais os desafios e as possibilidades para a permanência e êxito dos estudantes com deficiência intelectual no curso técnico de Segurança do Trabalho do Proeja, no Ifes – Campus Vitória? A pesquisa empírica se orientou por uma abordagem qualitativa, com método de estudo de caso que permitiu analisar as práticas inclusivas na EPT. Os dados demonstraram que muitas ações inclusivas têm sido realizadas pelos profissionais da educação, garantindo a acessibilidade e inclusão no percurso formativo dos estudantes com deficiência, no entanto são ações individualizadas que ainda não são sistematizadas por uma política pública institucional. Essa ausência de sistematização demonstra fragilidade pois as ações ficam a critério da responsabilidade ético-política dos profissionais quando esta deveria ser uma ação institucionalizada a fim de garantir o direito dos estudantes. A atuação do Napne tem sido um diferencial na promoção e sistematização de práticas inclusivas, pois o Núcleo realiza ações formativas com as equipes docentes oportunizando momentos de ações e reflexões interligadas com suas práticas pedagógicas. A partir do diálogo e da escuta com os sujeitos da pesquisa elaborou-se o Produto Educacional – Guia Prático Pedagógico: Vivências e práticas inclusivas na EPT que tem como objetivo orientar os profissionais da educação sobre o direito dos estudantes com deficiência à educação inclusiva, as políticas inclusivas e demonstrar exemplos de práticas inclusivas exitosas na Educação profissional que possam contemplar todos os sujeitos na garantia de uma educação integral, omnilateral que contemple as especificidades dos estudantes com deficiência. Para embasamento da discussão apresentada, apoiamo-nos nos seguintes referenciais teóricos: Marx (1985), Vygotski (1997), Freire (2014) Saviani (1989), Ciavatta (2012), Frigotto (2015), Mantoan (2007), Cury (2005), Silva (2015), Jesus & Gonçalves (2009), Moreira &Candau (2008), entre outros.

ABSTRACT: When inclusive education in Brazil was analyzed, it was perceived that as much as this theme has been widely debated and assured by various laws and public policies it is still necessary to debate and reflect on it, as far as the challenges faced by people with disabilities in school and education professionals to deal with those specificities are concerned. Thus, this paper aims at analyzing how inclusive educational practices can contribute toward the permanence and success of the students with intelectual disabilities in Vocational-Technical High School courses (Proeja) at Ifes, Vitória Campus. In this sense, it was sought to discuss, collaboratively, actions that can contribute, qualify and potentialize students with disabilities’ formative paths in the Professional and Technological Education (EPT) from listening to the subjects, their experiences, the inclusive practices and the institutional actions performed at Ifes. This work aims at answering the following problem: which are the challenges and possibilities to the permanence and success of the students with intelectual disabilities in the Safety at Work technical course (Proeja) at Ifes – Vitória Campus? The empirical research was guided by a qualitative approach, with a case study method that allowed the analysis of inclusive practices in EPT.Data showed that many inclusive actions have been performed by educational professionals guaranteeing the accessibility and inclusion in the formative paths of the students with disabilities, however, these are individual actions and not yet institutionalized by a public policy. This lack of systematization demonstrates fragility since the actions are subject to the professional’s ethical-political responsibility whereas these actions should be institutionalized so as to guarantee the rights of the students. The performance of the Service Center for People with Specific Educational Needs (Napne) has been of the utmost importance in the promotion and systematization of inclusive practices due to the performance of the Center in realizing formative actions with teachers promoting moments of actions and reflections intertwined with their pedagogical practices. After listening to and dialoguing with the subjects of the research, it was produced an educational product – Practical Pedagogical Guide: Experiences and inclusive practices in the Professional and Technological Education (EPT) aimed at guiding educational professionals about the rights of the students with disabilities to inclusive education, inclusive policies and demonstrating successful examples of inclusive practices in the Professional Education that can contemplate all subjects in the promotion of an integral and omnilateral education considering the specificities of the students with disabilities. To support the discussion presented, we rely on the following theoretical references: Marx (1985), Vygotski (1997), Freire (2014), Saviani (1989), Ciavatta (2012), Frigotto (2015), Mantoan (2007), Cury ( 2005), Silva (2015), Jesus & Gonçalves (2009), Moreira & Candau (2008), among others.


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