Formação continuada das corporações da segurança pública do Estado de Alagoas: uma análise do uso de ambiente virtual de aprendizagem no processo formativo
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O presente trabalho busca investigar e trazer uma reflexão sobre como vem sendo empregado o uso de ambientes virtuais de aprendizagem na educação continuada dos profissionais da segurança pública, uma vez que os órgãos da segurança pública são elementos estruturadores da sociedade e instrumento constitutivo indispensável à formação e controle do Estado desde a Idade Moderna, e como instituições precisam estar preparadas para atender de forma eficiente as demandas da sociedade. Desta forma, para esta análise, utilizou-se dados da plataforma de ensino da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (SEGEN) para os anos de 2017 à 2021, que discrimina entre outras informações o quantitativo de servidores que concluíram cursos na modalidade EaD neste período, e um comparativo entre o ano de 2017 e 2021 em relação aos cursos que foram mais realizados pelos servidores. Neste interim, observou-se que durante o período pandêmico (2019 a 2021) ocorreu uma diminuição dos aprovados em função da crescente demanda por tais serviços considerados essenciais. Os dados apresentados, nos permitem compreender o quão importante é para a instituição que seus servidores sejam qualificados e constantemente realizem cursos permitindo uma melhoria nos serviços prestados.
The present work investigates and brings a reflection on how the use of virtual learning environments has been used in the continuing education of public security professionals, since public security bodies are structuring elements of society and an indispensable constitutive instrument for public and educational training. State control since modern society, and how institutions need to be prepared for the efficient way as the demands of age. Thus, for this analysis, data from the SEGEN teaching platform (Secretariat of Management and Teaching in Public Security) was used for the years 2017 to 2021, which discriminates among other information from servers who completed courses in the EaD modality in these period, and a comparison between the year 2017 and 2021 in relation to the courses that were most taken by the servers. In the meantime, it was observed that during the pandemic period (2019 to 2021) there was an increase in those approved due to the growing demand for essential services. The data presented allowed us to understand how important the servers presented are, and allowed their servers to be able to improve the services provided.
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