Contribuições dos recursos tecnológicos para a alfabetização de estudantes com autismo: uma revisão de literatura

Paula, Vasti Gonçalves de ; INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (Ifes) ; Costa, Suélen Rodrigues de Freitas (2022)

tcc

O avanço da era tecnológica e o progressivo aumento no número de diagnósticos de autismo, em crianças de todo o mundo, tem instigado pais, profissionais de saúde e pesquisadores de várias áreas, sobre proposições que possibilitem explicar as possíveis formas de aperfeiçoar os métodos de tratamento e ensino utilizados para os estudantes com autismo. Diante dessa realidade, considerando que a educação é a base para o desenvolvimento de todos, o presente trabalho tem por objetivo identificar, por meio de uma revisão bibliográfica, de cunho qualitativo, como a tecnologia pode contribuir na superação de barreiras, relacionadas ao processo de alfabetização de estudantes com autismo. Para tanto, verificamos nas pesquisas mapeadas, softwares e jogos que podem contribuir com o processo de alfabetização de estudantes com autismo. Os resultados encontrados demonstraram que a tecnologia pode apresentar importantes contribuições para o estudante com autismo. Contudo, destacam, também, a necessidade de refletir sobre a formação docente e sobre os métodos e técnicas adotados pelo educador e pela escola como forma de inovar o processo educativo junto ao aluno com autismo.


Collections: