Ensino remoto em tempos de pandemia: análise da educação de surdos em uma Escola Estadual de Colatina

Simonassi, Larrisa (2020)

tcc

Esta pesquisa identificou as estratégias pedagógicas aplicadas no ensino-aprendizagem de alunos surdos em uma Escola da Rede Estadual do Espírito Santo, localizada no município de Colatina durante a pandemia da Covid-19, identificando como a inclusão e o processo educativo tem sido garantido nesse momento de distanciamento do espaço escolar. A pesquisa se insere numa abordagem qualitativa do tipo exploratória, com o objetivo de responder à questão problema dessa investigação: Quais foram as estratégias para o ensino e aprendizagem aplicadas aos alunos surdos durante o período de isolamento social? Para atingir resultados satisfatórios, buscou-se verificar durante a investigação: (a) observar e evidenciar os apontamentos dos documentos oficiais e legislações acerca da inclusão de surdos, (b) pontuar as considerações sobre inclusão de surdos na literatura recorrente acerca desta temática e (c) identificar as estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos durante o ensino remoto. O referencial teórico foi baseado em autores, como: Florenciano (2018), Honora e Frizanco (2009), Lacerda (2006) e Morás (2018), Martins (2009), Sacks (2010), Soares e Lacerda (2007), Slomski (2010), entre outros, para fundamentar as discussões apresentadas. Como pressuposto metodológico, optamos por um estudo de caso, de natureza descritiva, envolvendo dois alunos surdos da 2ª Série do Ensino Médio dessa instituição. Utilizamos como instrumento para levantamento de dados, entrevistas estruturadas, aplicadas aos alunos surdos, professores e intérprete da escola investigada. Os resultados nos permitiram evidenciar potencialidades e limitações existentes na educação de surdos mesmo antes da pandemia, que foram intensificadas ao longo do período de distanciamento social. Este estudo contribuiu para conhecer e analisar se de fato as estratégias pedagógicas adotadas durante a pandemia atenderam de modo satisfatório a esses estudantes.

This research identified the pedagogical strategies applied in the teaching-learning of deaf students in a School of the State Network of Espírito Santo, located in the municipality of Colatina during the Covid-19 pandemic, identifying how inclusion and the educational process have been guaranteed at this time. away from the school space. The research is part of an exploratory qualitative approach, with the objective of answering the problem question of this investigation: What were the teaching-learning strategies applied to deaf students during the period of social isolation? To achieve satisfactory results, we sought to verify during the investigation: (a) observe and highlight the notes of official documents and legislation on the inclusion of the deaf, (b) point out the considerations about the inclusion of the deaf in the recurrent literature on this topic and (c) identify the strategies used in the teaching-learning process of deaf students during remote teaching. The theoretical framework was based on authors such as: Florenciano (2018), Honora and Frizanco (2009), Lacerda (2006) and Morás (2018), Martins (2009), Sacks (2010), Soares and Lacerda (2007), Slomski (2010), among others, to support the discussions presented. As a methodological assumption, we opted for a case study, of a descriptive nature, involving two deaf students from the 2nd Grade of High School at this institution. As an instrument for data collection, we used structured interviews, applied to deaf students, teachers and interpreter of the investigated school. The results allowed us to highlight the potential and limitations that existed in the education of the deaf even before the pandemic, which were intensified throughout the period of social distancing. This study contributed to knowing and analyzing whether in fact the pedagogical strategies adopted during the pandemic satisfactorily met these students.


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