A formação continuada do educador infantil na educação ambiental
tcc
A pesquisa envolve-se com duas dimensões: a ambiental e a educacional. Na dimensão ambiental, a problemática em questão se dá no âmbito da cultura do cuidado com o espaço/ambiente, observado desde a infância. Na dimensão educacional, a pesquisa procura problematizar o processo formativo das educadoras que trabalham com a educação infantil. Também, discute o papel da Educação Ambiental em questionar e problematizar a vida cidadã no mundo contemporâneo consumista, procurando inserir um caráter crítico e responsável perante o espaço em que vivemos, visando o estabelecimento de outro modo de se relacionar com o meio ambiente. Acreditamos que a inserção da Educação Ambiental, na Educação Infantil, pode potencializar esse processo formativo de um cidadão ambientalmente mais responsável. Por fim, a pesquisa busca compreender como a Educação Ambiental tem se inserido na Educação Infantil e contribuído com a formação do sujeito crítico em relação ao meio ambiente. Tem como referenciais teóricos Tristão (2008), Guimarães (2004), Boff (1999), Carvalho (2004), dentre outros. Os sujeitos da pesquisa são professores de uma escola pública do município de Colatina/ES. Utiliza como técnica metodológica as conversas e observações das atividades de algumas professoras e do processo de formação continuada, em serviço, ofertado pelo município, buscando problematizar as narrativas presentes. Considera que a Educação Ambiental é uma dimensão indispensável para a sociedade e por isso deve ser trabalhada desde a Educação Infantil.
The research involves two dimensions: the environmental and educational. In the environmental dimension the issue in question takes place within the culture of caring for space/environment, observed since childhood. In the educational dimension the research seek to problematize the training process of educators who work with preschool. It discuss the role of Environmental Education on questioning and problematizing the citizen life on a contemporary consumer world, seeking to insert a critical and responsible character towards the space where we live aiming to establish another way of relating to the environment. We believe that the insertion of Environmental Education in Preschool might potencialize this formative process of a environmentally responsible citizen. It searches to comprehend how Environmental Education has been inserted in Preschool and contributed on forming critical subjects in relation to the environment. It has as theoretical references, Tristão (2008), Guimarães (2004), Boff (1999), Carvalho (2004), among others. The research subjects are teachers from a public school in Colatina/ES county. It uses as methodological technique conversations and observations of some teachers’ activities and of a continued training process in service offered by the municipality, searching to problematize the present narratives. It considers that Environmental Education is an indispensable dimension to the society and that is why it must be worked since Preschool.
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