O ensino de agroecologia na Escola do Campo: estudo de caso na EECOR Colatina, Município de Colatina

Schmild, Wellington (2020)

tcc

Este estudo tem como objetivo principal compreender quais práticas agroecológicas adotadas durante a formação em Técnico em Agropecuária na EECOR Colatina tiveram influência nas mudanças das técnicas de manejo adotadas no campo. A pesquisa foi realizada com os alunos egressos nos anos 2017 e 2018 que ainda residem na região e com alguns professores mais envolvidos na prática. Para a fundamentação teórica, a pesquisa caminhou pela história da Pedagogia da Alternância, desde sua criação na França até chegar ao município de Colatina, na literatura de autores como Paolo Nosella (2012) e Leonardo Siqueira; Luiz Ribeiro e Maria Isabel Antunes Rocha (2019), bem como autores que são referência nos diálogos sobre a Agroecologia, como Miguel Altieri (2012) e Roseli Salete Caldart (2017). Este estudo é de cunho qualitativo, realizado através da aplicação de questionários com questões abertas, fechadas e alternativas. Os resultados mostraram que o estudo da Agroecologia nas Escolas do Campo são de grande valia para a formação dos Técnicos em Agropecuária, sendo a escola a referência maior de Agroecologia, local de construção e aperfeiçoamento dos conhecimentos agroecológicos durante a formação dos estudantes, bem como para todo o corpo docente. Observou-se também que as práticas desenvolvidas mais citadas, como compostagem, cobertura de solo, sementes crioulas, controle alternativos de pragas e doenças, trocas de experiências em roda de conversa, plantio diversificado, rotação de culturas, homeopatia, biofertilizantes e cultivo de plantas medicinais, não foram as mais utilizadas na propriedade. O estudo aponta quais práticas são mais significativas para a vida profissional dos técnicos agrícolas e quais podem ser melhor trabalhadas e requerem talvez um pouco mais de atenção, devido à sua importância, como a recuperação de nascentes por exemplo, pouco citada; e que a falta da posse de terra associada com a resistência da família na aceitação dessas práticas na propriedade rural ainda são limitantes para uma efetiva transição agroecológica.

This study mainly aims at understanding which agroecological practices adopted during the Agricultural Technician Training at EECOR Colatina influenced the changes in management techniques adopted in the countryside. The survey was conducted among students who graduated in 2017 and 2018, the ones who still live in the region, and among some teachers who are more involved in the practice. In order to support the theoretical background for this research, we started with the history of Pedagogy of Alternation, since its creation in France until reaching the municipality of Colatina, based on the authors Paolo Nosella (2012) and Leonardo Siqueira; Luiz Ribeiro and Maria Isabel Antunes Rocha (2019), as well as authors who are references in the dialogues on Agroecology, such as Miguel Altieri (2012) and Roseli Salete Caldart (2017). This study is of a qualitative nature and was carried out through the application of questionnaires having open-ended, closed-ended and alternative questions. The results showed that the study of Agroecology in schools in the countryside is of great value for the training of Technicians in Agriculture, taking into account that the school is the main reference in Agroecology, a place for the construction and improvement of agroecological knowledge during the students’ training, as well as for the entire faculty. It was also observed that the most cited developed practices, such as composting, soil cover, creole seeds, alternative method for pest and disease control, exchanging experiences in conversation groups, diversified planting, crop rotation, homeopathy, biofertilizers and medicinal plants farming, were not the most used ones on property. The study points out which practices are most significant for the professional life of Agricultural Technicians and which ones might be improved, as well as the ones that possibly demand more attention, because of their importance, as the spring recovery for example, which is less cited. Also, the lack of land tenure associated with the family's resistance to accepting these practices in rural properties are still limiting to an effective agroecological transition.


Collections: