Tecnologias digitais de informação e comunicação priorizadas no contexto do ensino remoto emergencial no IFES - Campus Itapina
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A conjuntura atual representa a maior crise para educação brasileira e seu impacto sobre a educação pública é ainda maior com severas consequências sobre os indicadores educacionais com destaque para a aprendizagem. Nesse contexto, os professores, de forma inovadora, tiveram que criar conteúdos no YouTube e promover aulas em aplicativos de webconferência. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo geral compreender o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto do Ensino Remoto Emergencial em tempos de pandemia da Covid-19. Para tal fim, utilizou-se uma pesquisa do tipo exploratória por meio de um levantamento bibliográfico. Adicionalmente foram aplicados aos sujeitos pesquisados um questionário como instrumento de coleta de dados. A partir dos resultados obtidos pode-se dizer sob a ótica dos estudantes que o Ensino Remoto Emergencial apesar de mediado por recursos digitais, pouco contribuiu no processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, ficou demonstrado que 58,1% dos estudantes aprovam o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto atual de pandemia. Pode-se observar também que o Moodle foi o recurso mais utilizado, seguido pelo Q-Acadêmico e Zoom. Vale ressaltar que para 71% dos estudantes o Moodle é a ferramenta de mais fácil adaptação.
The current situation represents the biggest crisis for Brazilian education and its impact on public education is even greater with severe consequences on educational indicators with emphasis on learning. In this context, teachers, in an innovative way, had to create content on YouTube and promote classes in web conferencing applications. In this sense, this work had the general objective of understanding the use of Digital Technologies of Information and Communication in the context of Emergency Remote Teaching in times of Covid-19 pandemic. For this purpose, an exploratory research was used through a bibliographic survey. Additionally, a questionnaire was applied to the researched subjects as an instrument of data collection. From the results obtained, it can be said from the students' point of view that Emergency Remote Education, although mediated by digital resources, contributed little to the teaching-learning process. However, it was shown that 58.1% of students approve the use of Digital Information and Communication Technologies in the current context of a pandemic. It can also be seen that Moodle was the most used resource, followed by Q-Academic and Zoom. It is worth mentioning that for 71% of students Moodle is the easiest tool to adapt.
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