Análise da presença do ideal de amor romântico nas letras de música do pagode romântico dos anos 1990
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RESUMO: O artigo tem como objetivo analisar letras de músicas de pagode romântico dos anos 1990 com o intuito de observar a forma como o amor é apresentado nelas e o diálogo existente entre o discurso dessas músicas e o ideal de amor romântico, observando também o discurso machista que atravessa esse tipo de relação. Para fazer as análises das letras das músicas escolhidas, foram utilizados os conceitos de Bakhtin e seu Círculo [1997], como dialogismo, atitude responsivo-ativa e gêneros do discurso. Também será exposto o conceito do ideal de amor romântico, a partir de Barthes (1981); bell hooks (2020) e Toledo (2013); Ramos (2008); Pires e Lima (2021) e Trotta (2006) para expor o surgimento da vertente pagode romântico em 1990 e a sua temática amorosa. O corpus da pesquisa foi composto por duas músicas, “Me apaixonei pela pessoa errada'' e “Que se chama amor”, entre 1993 e 1998, de alguns dos grupos mais populares da época, respectivamente, Exaltasamba e Só Pra Contrariar (SPC). A análise das letras das músicas revelou que o discurso manifestado nelas ecoa traços de um discurso machista e de relacionamento abusivo, sendo o outro aquele que não tem voz ativa, já que o único que fala é o “eu” discursivo, presente nas letras de música. Espera-se que os resultados do presente trabalho possam ser capazes de desconstruir os discursos de amor atrelados ao sofrimento e aos discursos machistas, como os de possessividade em torno do outro.
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