Show simple item record

O ensino da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental e sua importância para o fortalecimento cultural

dc.contributor.advisorCastro, Mayelli Caldas de
dc.contributor.authorSoares, Ana Paula Keffler
dc.date.accessioned2023-01-19T15:20:50Z
dc.date.available2023-01-19T15:20:50Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationSoares, Ana Paula Keffler. O ensino da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental e sua importância para o fortalecimento cultural. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de curso. (Curso Superior Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Espírito Santo, Colatina, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2779
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a importância da leitura como fator fortalecedor da cultura humana, especificamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. É importante destacar que a leitura realizada através da visão decodificadora contribui para aumentar o número de indivíduos que, embora se envolvam com a leitura, não se apropriam dela como prática cultural e não conseguem projetá-la em suas relações sociais (CRUVINEL, 2010). Assim, o objetivo geral da pesquisa é analisar se a leitura pode atuar como fortalecedora de cultura nas séries iniciais do Ensino Fundamental, baseando-se principalmente em Cruvinel (2010), Solé (1998), Bakhtin (2006), Candau (2002), Butlen (2015), Gomes (2010), Rauen (2010) Cançado (2010) e Paschoal (2009). A metodologia utilizada foi uma análise bibliográfica sobre o ensino da leitura e as propostas existentes e suas abordagens para este fortalecimento, bem como realizar uma investigação sobre os projetos de leitura que podem auxiliar a prática didático-pedagógica dos professores. Os principais resultados encontrados mostram que a leitura, além de tudo que é capaz de proporcionar para as crianças, pode sim atuar como fortalecimento culturapt_BR
dc.description.abstractThis study highlights the importance of reading as a strengthening factor of human culture, especially in the early years of Elementary School, this is Primary Education. It is important to point out that the reading performed through the decoding vision contributes to increase the number of individuals who, although involved in reading, do not take it as a cultural practice and are unable to project it in their social relations (CRUVINEL, 2010). Thus, the general goal of this research is to analyze whether reading can act as a strengthening of culture in the initial grades of Elementary School. This study was mainly based on the authors Cruvinel (2010), Solé (1998), Bakhtin (2006), Candau (2002), Butlen (2015), Gomes (2010), Rauen (2010) Cançado (2010) and Paschoal (2009). The methodology used was a bibliographic analysis on the teaching of reading and the existing proposals and approaches to the strengthening of culture, as well as conducting an investigation into the reading projects that can help the teachers’ didactic-pedagogical practice. The main results showed that reading, in addition to everything it is able to provide for children, may act as a cultural strengthening indeed.pt_BR
dc.format.extent50 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectFortalecimentopt_BR
dc.subjectSéries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.titleO ensino da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental e sua importância para o fortalecimento culturalpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localColatinapt_BR
ifes.campusCampus_Itapinapt_BR
dc.contributor.institutionIFESpt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Itapinapt_BR
ifes.course.undergraduatePedagogia
dc.contributor.memberCastro, Mayelli Caldas de
dc.contributor.memberNatale, Raquelli
dc.contributor.memberCaliari, Rogério Omar


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record