dc.contributor.advisor | Castro, Mayelli Caldas de | |
dc.contributor.author | Soares, Ana Paula Keffler | |
dc.date.accessioned | 2023-01-19T15:20:50Z | |
dc.date.available | 2023-01-19T15:20:50Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | Soares, Ana Paula Keffler. O ensino da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental e sua importância para o fortalecimento cultural. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de curso. (Curso Superior Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Espírito Santo, Colatina, 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2779 | |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta a importância da leitura como fator fortalecedor da cultura
humana, especificamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. É importante
destacar que a leitura realizada através da visão decodificadora contribui para
aumentar o número de indivíduos que, embora se envolvam com a leitura, não se
apropriam dela como prática cultural e não conseguem projetá-la em suas relações
sociais (CRUVINEL, 2010). Assim, o objetivo geral da pesquisa é analisar se a leitura
pode atuar como fortalecedora de cultura nas séries iniciais do Ensino Fundamental,
baseando-se principalmente em Cruvinel (2010), Solé (1998), Bakhtin (2006), Candau
(2002), Butlen (2015), Gomes (2010), Rauen (2010) Cançado (2010) e Paschoal
(2009). A metodologia utilizada foi uma análise bibliográfica sobre o ensino da leitura
e as propostas existentes e suas abordagens para este fortalecimento, bem como
realizar uma investigação sobre os projetos de leitura que podem auxiliar a prática
didático-pedagógica dos professores. Os principais resultados encontrados mostram
que a leitura, além de tudo que é capaz de proporcionar para as crianças, pode sim
atuar como fortalecimento cultura | pt_BR |
dc.description.abstract | This study highlights the importance of reading as a strengthening factor of human
culture, especially in the early years of Elementary School, this is Primary Education.
It is important to point out that the reading performed through the decoding vision
contributes to increase the number of individuals who, although involved in reading, do
not take it as a cultural practice and are unable to project it in their social relations
(CRUVINEL, 2010). Thus, the general goal of this research is to analyze whether
reading can act as a strengthening of culture in the initial grades of Elementary School.
This study was mainly based on the authors Cruvinel (2010), Solé (1998), Bakhtin
(2006), Candau (2002), Butlen (2015), Gomes (2010), Rauen (2010) Cançado (2010)
and Paschoal (2009). The methodology used was a bibliographic analysis on the
teaching of reading and the existing proposals and approaches to the strengthening of
culture, as well as conducting an investigation into the reading projects that can help
the teachers’ didactic-pedagogical practice. The main results showed that reading, in
addition to everything it is able to provide for children, may act as a cultural
strengthening indeed. | pt_BR |
dc.format.extent | 50 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Fortalecimento | pt_BR |
dc.subject | Séries iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | O ensino da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental e sua importância para o fortalecimento cultural | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Colatina | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Itapina | pt_BR |
dc.contributor.institution | IFES | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Itapina | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Pedagogia | |
dc.contributor.member | Castro, Mayelli Caldas de | |
dc.contributor.member | Natale, Raquelli | |
dc.contributor.member | Caliari, Rogério Omar | |
Redes Sociais