O ensino da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental e sua importância para o fortalecimento cultural
tcc
Este trabalho apresenta a importância da leitura como fator fortalecedor da cultura humana, especificamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. É importante destacar que a leitura realizada através da visão decodificadora contribui para aumentar o número de indivíduos que, embora se envolvam com a leitura, não se apropriam dela como prática cultural e não conseguem projetá-la em suas relações sociais (CRUVINEL, 2010). Assim, o objetivo geral da pesquisa é analisar se a leitura pode atuar como fortalecedora de cultura nas séries iniciais do Ensino Fundamental, baseando-se principalmente em Cruvinel (2010), Solé (1998), Bakhtin (2006), Candau (2002), Butlen (2015), Gomes (2010), Rauen (2010) Cançado (2010) e Paschoal (2009). A metodologia utilizada foi uma análise bibliográfica sobre o ensino da leitura e as propostas existentes e suas abordagens para este fortalecimento, bem como realizar uma investigação sobre os projetos de leitura que podem auxiliar a prática didático-pedagógica dos professores. Os principais resultados encontrados mostram que a leitura, além de tudo que é capaz de proporcionar para as crianças, pode sim atuar como fortalecimento cultura
This study highlights the importance of reading as a strengthening factor of human culture, especially in the early years of Elementary School, this is Primary Education. It is important to point out that the reading performed through the decoding vision contributes to increase the number of individuals who, although involved in reading, do not take it as a cultural practice and are unable to project it in their social relations (CRUVINEL, 2010). Thus, the general goal of this research is to analyze whether reading can act as a strengthening of culture in the initial grades of Elementary School. This study was mainly based on the authors Cruvinel (2010), Solé (1998), Bakhtin (2006), Candau (2002), Butlen (2015), Gomes (2010), Rauen (2010) Cançado (2010) and Paschoal (2009). The methodology used was a bibliographic analysis on the teaching of reading and the existing proposals and approaches to the strengthening of culture, as well as conducting an investigation into the reading projects that can help the teachers’ didactic-pedagogical practice. The main results showed that reading, in addition to everything it is able to provide for children, may act as a cultural strengthening indeed.
Redes Sociais