dc.contributor.advisor | Souza, Adriano Ramos de | |
dc.contributor.author | Uhlich, Rosilene da Silva Rocha | |
dc.date.accessioned | 2023-01-19T15:10:44Z | |
dc.date.available | 2023-01-19T15:10:44Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | Uhlich, Rosilene da Silva Rocha. Os desafios da indisciplina no contexto da educação infantil. 2020. 60 f. Trabalho Conclusão de Curso. ( Curso Superior Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Espírito Santo, Colatina, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2778 | |
dc.description.abstract | Este estudo é resultado de uma pesquisa bibliográfica, que aborda “Os desafios da
indisciplina no contexto da educação infantil”. Constatou-se a necessidade de intervir
no que se refere à indisciplina na Educação Infantil. Apresenta a temática através do
olhar dos pensadores: Vygotsky (1998) e Wallon (1968). Tem como objetivo analisar
e identificar a indisciplina de forma didática e pedagógica na educação infantil. A
metodologia da pesquisa é bibliográfica e, por meio dela, constatou-se que a
indisciplina na educação infantil se configura como um tema discutido na literatura e
que precisa ser analisado dentro do contexto educacional. Este estudo retrata, ainda,
a preocupação com o contexto educacional vigente e anuncia a necessidade urgente
de uma nova postura pedagógica, capaz de levar o educador a construir novos
paradigmas no modo a pensar e repensar sua prática, a fim de buscar estratégias que
possam sanar os déficits educacionais no que diz respeito à indisciplina na Educação
Infantil. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study is the result of a bibliographic research, which aimed at studying about "the
challenges of indiscipline in the context of early childhood education". Through the
research, it was identified the need for understanding and intervening with regard to
indiscipline, that is, since early childhood education. We sought to understand the
theme in the view of Vygotsky (1998) and Wallon (1968). This study aims to analyze
and to identify the indiscipline in a didactic and pedagogical way in early childhood
education. The research methodology is bibliographic and through it, it was found that
indiscipline in early childhood education is configured as a topic discussed in the
literature and that needs to be analyzed within the educational context. It also portrays
the concern with the current educational context and announces the urgent need for a
new pedagogical posture, capable of leading the educator to build new paradigms in
the way of thinking and rethinking his practice, in order to seek strategies that can
remedy the educational deficits in what concerns indiscipline in early childhood
education. | pt_BR |
dc.format.extent | 60 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina | pt_BR |
dc.subject | Contexto Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.title | Os desafios da indisciplina no contexto da educação infantil | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Colatina | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Itapina | pt_BR |
dc.contributor.institution | IFES | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Itapina | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Pedagogia | |
dc.contributor.member | Souza, Adriano Ramos de | |
dc.contributor.member | Caliari, Rogério Omar | |
dc.contributor.member | Casteluber, Daniel Louzada | |
dc.contributor.member | Nardoto, Claudia Souza | |
Redes Sociais