Show simple item record

Os desafios da indisciplina no contexto da educação infantil

dc.contributor.advisorSouza, Adriano Ramos de
dc.contributor.authorUhlich, Rosilene da Silva Rocha
dc.date.accessioned2023-01-19T15:10:44Z
dc.date.available2023-01-19T15:10:44Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationUhlich, Rosilene da Silva Rocha. Os desafios da indisciplina no contexto da educação infantil. 2020. 60 f. Trabalho Conclusão de Curso. ( Curso Superior Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Espírito Santo, Colatina, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2778
dc.description.abstractEste estudo é resultado de uma pesquisa bibliográfica, que aborda “Os desafios da indisciplina no contexto da educação infantil”. Constatou-se a necessidade de intervir no que se refere à indisciplina na Educação Infantil. Apresenta a temática através do olhar dos pensadores: Vygotsky (1998) e Wallon (1968). Tem como objetivo analisar e identificar a indisciplina de forma didática e pedagógica na educação infantil. A metodologia da pesquisa é bibliográfica e, por meio dela, constatou-se que a indisciplina na educação infantil se configura como um tema discutido na literatura e que precisa ser analisado dentro do contexto educacional. Este estudo retrata, ainda, a preocupação com o contexto educacional vigente e anuncia a necessidade urgente de uma nova postura pedagógica, capaz de levar o educador a construir novos paradigmas no modo a pensar e repensar sua prática, a fim de buscar estratégias que possam sanar os déficits educacionais no que diz respeito à indisciplina na Educação Infantil.pt_BR
dc.description.abstractThis study is the result of a bibliographic research, which aimed at studying about "the challenges of indiscipline in the context of early childhood education". Through the research, it was identified the need for understanding and intervening with regard to indiscipline, that is, since early childhood education. We sought to understand the theme in the view of Vygotsky (1998) and Wallon (1968). This study aims to analyze and to identify the indiscipline in a didactic and pedagogical way in early childhood education. The research methodology is bibliographic and through it, it was found that indiscipline in early childhood education is configured as a topic discussed in the literature and that needs to be analyzed within the educational context. It also portrays the concern with the current educational context and announces the urgent need for a new pedagogical posture, capable of leading the educator to build new paradigms in the way of thinking and rethinking his practice, in order to seek strategies that can remedy the educational deficits in what concerns indiscipline in early childhood education.pt_BR
dc.format.extent60 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectContexto Pedagógicopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleOs desafios da indisciplina no contexto da educação infantilpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localColatinapt_BR
ifes.campusCampus_Itapinapt_BR
dc.contributor.institutionIFESpt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Itapinapt_BR
ifes.course.undergraduatePedagogia
dc.contributor.memberSouza, Adriano Ramos de
dc.contributor.memberCaliari, Rogério Omar
dc.contributor.memberCasteluber, Daniel Louzada
dc.contributor.memberNardoto, Claudia Souza


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record