Utilização de TICs nas aulas remotas de História das escolas públicas de ensino médio de Quixadá-CE

Silva Bezerra, Naiany Cristina da (2022)

tcc

RESUMO: Em 2020, a pandemia de COVID-19 forçou o isolamento social e a urgência de adoção das tecnologias digitais para a continuação das atividades escolares. No Brasil, os professores de todos os níveis de ensino tiveram que se adequar rapidamente às aulas remotas. Neste contexto, esta pesquisa é um estudo de caso exploratório realizado por meio da aplicação de questionário aos professores das escolas públicas de Ensino Médio de Quixadá-CE, com o objetivo de compreender como as tecnologias digitais foram utilizadas nas aulas de História durante o Ensino Remoto Emergencial. Mesmo com formação adequada e usos prévios de TICs em suas aulas, os professores pesquisados tiveram dificuldade em manter a atenção dos discentes nas aulas remotas e recorreram às novas metodologias. Os docentes terminaram o ensino remoto exaustos, porém pretendem continuar a investir na utilização de TICs em suas aulas presenciais.

ABSTRACT: In 2020, the COVID-19 pandemic forced social isolation and the urgent need to adopt digital technologies to continue school activities. In Brazil, teachers at all levels of education had to quickly adapt to remote classes. In this context, this research is an exploratory case study carried out through the application of a questionnaire to public high school teachers in Quixadá-CE, with the objective of understanding how digital technologies were used in History classes during Emergency Remote Teaching. Even with adequate training and previous use of ICTs in their classes the teachers surveyed had difficulty keeping students' attention in remote classes and resorted to new methodologies. Teachers ended remote teaching exhausted but intend to continue investing in the use of ICTs in their face-to-face classes.


Collections: