Síndrome de Irlen: contribuições para educadores

Silva, Lucinéia Soares da (2020)

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A presente monografia dialoga sobre a Síndrome de Irlen e possíveis contribuições para educadores, em uma perspectiva inclusiva. A Síndrome de Irlen (SI) é um transtorno visuoperceptual ocasionado pela incapacidade de adaptação à luz e que provoca déficit no córtex visual, causando desconforto durante a leitura a partir de distorções do texto. Busca-se entender se o conhecimento dos profissionais da educação a respeito da síndrome de Irlen pode auxiliar alunos que possuem dificuldades de leitura, bem como compreender quais desafios o diagnóstico tardio pode trazer para o indivíduo em idade escolar. A partir do objetivo geral buscamos contribuir para a orientação de profissionais da educação sobre a identificação da Síndrome de Irlen, necessitando discutir sobre a Educação Inclusiva e Especial e o atendimento a esses alunos; compreender a perspectiva sócio educacional do sujeito com Irlen a partir de um estudo de caso. Considerando a produção acadêmica que trata a Síndrome de Irlen e a educação, essa pesquisa se justifica em sua proposta de apresentar os desafios de identificação e acolhimento de alunos que são afetados por essa síndrome por parte dos educadores. Os apontamentos deste estudo poderão orientar as famílias para uma avaliação especializada garantindo um diagnóstico e tratamento precoce. Os resultados obtidos comprovaram que são necessárias mais informações acerca da Síndrome de Irlen; que um diagnóstico tardio pode elencar uma diversidade de desafios à vida social e educacional do indivíduo e que o educador precisa estar atento ao comportamento do aluno em sala de aula. Concluímos que esta pesquisa nos proporciona orientações quanto ao diagnóstico e intervenção precoce daqueles que possui Síndrome de Irlen, bem como nos provoca a discutir a política de inclusão escolar.

Based on an inclusive viewpoint, this monograph reflects on Irlen Syndrome and proposes possible contributions to educators. Irlen Syndrome (IS) is a visuoperceptual disorder caused by the inability to adapt to light and that causes deficit in the visual cortex causing discomfort during reading from distortions of the text. We seek to understand whether the education professionals’ knowledge about Irlen syndrome may help students who have reading difficulties and, also, what challenges late diagnosis may bring to the school-age individual. From the general goal, we propose to contribute to education professionals’ guidance on the identification of Irlen Syndrome, emphasizing the need for discussion about Inclusive and Special Education and care to these students. With this case study we aim to comprehend the socio-educational perspective of the subject with Irlen. Considering the academic production on Irlen Syndrome and education, this research is justified by its proposal to present the challenges of identifying and welcoming students who are affected by this syndrome. The highlights of this study may serve as a guide to families in order to make a specialized evaluation ensuring an early diagnosis and treatment. The results showed that more information about Irlen Syndrome is needed; that a late diagnosis may address a diversity of challenges to the social and educational life of the individual and that the educator needs to be attentive to the student's behavior in the classroom. We conclude that this research provides guidance on the diagnosis and early intervention of those with Irlen Syndrome, as well as provokes us to discuss about school inclusion policy


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