dc.contributor.advisor | Castro, Mayelli Caldas de | |
dc.contributor.author | Ferreira, Lanuce | |
dc.date.accessioned | 2023-01-19T13:13:38Z | |
dc.date.available | 2023-01-19T13:13:38Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | Ferreira, Lanuce. A educação na era digital: os processos de motivação para a leitura e escrita nas séries iniciais do Ensino Fundamental frente às tecnologias. 2020. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso. ( Curso Superior Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Espirito Santo, Colatina, 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2773 | |
dc.description.abstract | O principal objetivo deste trabalho é discutir o processo de ensino- aprendizagem de
leitura e escrita frente a uma era digital; visto que a tecnologia está presente no
espaço escolar e para que, diante desse mundo tecnológico, ocorra uma
aprendizagem significativa. Assim, a proposta deste estudo é discutir a respeito das
estratégias adotadas em sala de aula, no processo de alfabetização, e ensino de
leitura e escrita, bem como os métodos e estilos utilizados pelo professor, propondo
um destaque sobre como lidar com o uso da tecnologia. Com uma proporção cada
vez maior de leitura e escrita ocorrendo na internet, a alfabetização tangencia os
contornos da humanização, desafiando os professores para que o seu trabalho
contemple essa premissa. Destaca-se como base teórica principal deste estudo
Binotto (2014), Coscarelli (2007), Corsino (2017), Lévy (1996, 1999), Moran (2007),
Oliveira (2015), Pretto(2011), Santos (2017), Soares (2002, 2009),Teberosky (2003),
Travassos (2017) e Vilela (2017). A metodologia do trabalho desenvolveu-se a partir
de revisão sistemática de literatura, realizando-se uma pesquisa bibliográfica,
buscando maiores conhecimentos teóricos em relação ao processo de alfabetização
frente à tecnologia digital, e com análise e reflexão sobre os conceitos teóricos.
Assim, conclui-se que a presença da tecnologia se torna cada vez mais importante
no processo de alfabetização, visto que já vivemos em um mundo digital. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aims at discussing about the process of teaching/learning reading and
writing in this digital era, since technology is present in the school space and so that
meaningful learning occurs in the face of this technological world. The purpose of this
study is to discuss and reflect on the strategies adopted in the classroom, during
literacy process, as well as the methods and styles used by the teacher when
teaching reading and writing, highlighting the way teachers deal with technology.
With an increasing proportion of reading and writing taking place on the internet,
literacy touches the contours of humanization and this is a challenge for the teachers.
The main theoretical basis of this study is Binotto (2014), Coscarelli (2007), Corsino
(2017), Lévy (1996, 1999), Moran (2007), Oliveira (2015), Pretto (2011), Santos
(2017), Soares (2002, 2009), Teberosky (2003), Travassos (2017) and Vilela (2017).
The methodology was developed from literature review, carrying out a bibliographic
research, with analysis and reflection on the theoretical concepts about the literacy
process in the context of digital era. Thus, we concluded that the presence of
technology becomes increasingly important during the literacy process, since we
already live in a digital world. | pt_BR |
dc.format.extent | 54 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A educação na era digital: os processos de motivação para a leitura e escrita nas séries iniciais do Ensino Fundamental frente ás tecnologias. | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Colatina | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Itapina | pt_BR |
dc.contributor.institution | IFES | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Itapina | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Pedagogia | |
dc.contributor.member | Castro, Mayelli Caldas de | |
dc.contributor.member | Ribeiro, Flávia Nascimento | |
dc.contributor.member | Ferreira, Ederval Pablo | |
Redes Sociais