A educação na era digital: os processos de motivação para a leitura e escrita nas séries iniciais do Ensino Fundamental frente ás tecnologias.

Ferreira, Lanuce (2020)

tcc

O principal objetivo deste trabalho é discutir o processo de ensino- aprendizagem de leitura e escrita frente a uma era digital; visto que a tecnologia está presente no espaço escolar e para que, diante desse mundo tecnológico, ocorra uma aprendizagem significativa. Assim, a proposta deste estudo é discutir a respeito das estratégias adotadas em sala de aula, no processo de alfabetização, e ensino de leitura e escrita, bem como os métodos e estilos utilizados pelo professor, propondo um destaque sobre como lidar com o uso da tecnologia. Com uma proporção cada vez maior de leitura e escrita ocorrendo na internet, a alfabetização tangencia os contornos da humanização, desafiando os professores para que o seu trabalho contemple essa premissa. Destaca-se como base teórica principal deste estudo Binotto (2014), Coscarelli (2007), Corsino (2017), Lévy (1996, 1999), Moran (2007), Oliveira (2015), Pretto(2011), Santos (2017), Soares (2002, 2009),Teberosky (2003), Travassos (2017) e Vilela (2017). A metodologia do trabalho desenvolveu-se a partir de revisão sistemática de literatura, realizando-se uma pesquisa bibliográfica, buscando maiores conhecimentos teóricos em relação ao processo de alfabetização frente à tecnologia digital, e com análise e reflexão sobre os conceitos teóricos. Assim, conclui-se que a presença da tecnologia se torna cada vez mais importante no processo de alfabetização, visto que já vivemos em um mundo digital.

This research aims at discussing about the process of teaching/learning reading and writing in this digital era, since technology is present in the school space and so that meaningful learning occurs in the face of this technological world. The purpose of this study is to discuss and reflect on the strategies adopted in the classroom, during literacy process, as well as the methods and styles used by the teacher when teaching reading and writing, highlighting the way teachers deal with technology. With an increasing proportion of reading and writing taking place on the internet, literacy touches the contours of humanization and this is a challenge for the teachers. The main theoretical basis of this study is Binotto (2014), Coscarelli (2007), Corsino (2017), Lévy (1996, 1999), Moran (2007), Oliveira (2015), Pretto (2011), Santos (2017), Soares (2002, 2009), Teberosky (2003), Travassos (2017) and Vilela (2017). The methodology was developed from literature review, carrying out a bibliographic research, with analysis and reflection on the theoretical concepts about the literacy process in the context of digital era. Thus, we concluded that the presence of technology becomes increasingly important during the literacy process, since we already live in a digital world.


Collections: