Análise do programa de educação escolar pomerana (Proepo) e sua contribuição para o fortalecimento da língua e cultura pomerana no município de Laranja da terra
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Esta pesquisa pretende analisar o Programa de Educação Escolar Pomerana (Proepo) no município de Laranja da Terra e seus impactos na comunidade, em especial no Povo pomerano. A pesquisa tem predominantemente caráter exploratório com o objetivo de responder à questão problema dessa investigação: O Proepo contribui para o fortalecimento da cultura Pomerana no município de Laranja da Terra? No contexto dessa investigação buscou-se verificar: (a) se o Proepo fortalece o uso da língua pomerana em Laranja da Terra; (b) se o Proepo proporciona aos estudantes conhecimentos relacionados à história dos pomeranos no Espírito Santo e (c) qual a significância do Proepo para a comunidade de Laranja da Terra. Como metodologia, optamos por uma revisão bibliográfica dos últimos dez anos nos reservatórios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que potencializam as discussões, e na audição de sujeitos envolvidos com o programa e com a comunidade em geral. Utilizamos como instrumento de coleta de dados uma entrevista aplicada aos professores que participam do Proepo, professores que atuam nas unidades escolares do município participantes ou não do programa, alunos e comunidade em geral. Esses dados foram analisados qualitativamente. A realização deste trabalho contribuiu para uma análise do Proepo e suas implicações na cultura pomerana em Laranja da Terra.
This research aims at analyzing the Programa de Educação Escolar Pomerana (PROEPO) - Pomeranian Educational Program1 - in the municipality of Laranja da Terra and its impacts on the community, especially on the Pomeranian people. The research is predominantly exploratory in order to answer the question of this investigation: Does Proepo contribute to the strengthening of the Pomeranian culture in the municipality of Laranja da Terra? To carry on this study, we sought to verify: (a) whether Proepo strengthens the use of the Pomeranian language in Laranja da Terra; (b) whether Proepo provides students with knowledge related to the history of Pomeranians in Espírito Santo and (c) what is the significance of Proepo for the community of Laranja da Terra. As a methodological path, we opted for a bibliographic review from the last ten years, available at Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES) and Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) database, which enhanced the discussions. Also, we heard people involved with the program and with the community in general. We used questionnaires as data collection instruments; they were applied to teachers participating in Proepo, to teachers who work in school units in the municipality, participating or not in the program, to students and to people in the community in general. These data were analyzed qualitatively. The accomplishment of this research contributed to an analysis of Proepo and its implications for the Pomeranian culture in Laranja da Terra
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