dc.contributor.advisor | Silva, Filicio Mulinari e | |
dc.contributor.author | Carlos, Cristiane Martins | |
dc.date.accessioned | 2023-01-19T12:25:31Z | |
dc.date.available | 2023-01-19T12:25:31Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | Carlos, Cristiane Martins. Autismo e educação inclusiva: a análise da aplicabilidade do método TECCH no processo ensino aprendizagem. 2020. 52. f. Trabalho de Conclusão de Curso. ( Curso Superior Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Espirito Santo, Colatina, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2771 | |
dc.description.abstract | A atual dinâmica da educação, multifacetária e complexa, impõe revisões
sistemáticas e evoluídas no processo ensino-aprendizagem. Nesse contexto, a
temática envolvendo o autismo é um dos assuntos de suma relevância social e
acadêmica. O presente estudo científico tem por escopo analisar o tema do autismo
no cenário da a educação inclusiva, sobretudo no que tange a análise da
aplicabilidade do método TEACCH no processo ensino-aprendizagem. O trabalho
alicerçou-se na pesquisa qualitativa, como método de coleta de dados para
estruturação do referencial teórico, pautado na pesquisa bibliográfica e documental
por intermédio da técnica de pesquisa em artigos, livros, leis e outros. A abordagem
teórica permeou à construção histórica e normativa da educação e da educação
inclusiva, evidenciou todo suporte teórico e doutrinário com abordagem histórica,
conceitual e técnica, do Método TEACCH (Tratamento e Educação para Crianças
com Autismo ou Desordens Relacionados à Comunicação). O objetivo central foi à
identificação dos aspectos intervenientes no processo ensino-aprendizagem e sua
adaptação para utilização do método TEACCH. A hipótese levada ao crivo de toda
carga científica, para refutação ou aprovação, está amparada na assertiva que o
método TEACCH inclui uma nova realidade que favorece o processo de ensino aprendizagem, trabalhando com recursos visuais, estratégias de comunicação
alternativa, psicologia comportamental e um aprofundado estudo sobre a cognição e
linguagem. Com a formulação de uma base teórica fundamentada foi possível
analisar as variáveis e relaciona-las, cumprindo os objetivos propostos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The current dynamics of education, multifaceted and complex, imposes systematic
and evolved revisions in the teaching-learning process. In this context, the theme
involving Autism is one of the most important social and academic issues. This
scientific study aims to analyze the theme of autism in the inclusive process of
education, mainly in analysis of the applicability of the TEACCH method in the
teaching-learning process. The work was based on qualitative research, with the data
collection method for structuring the theoretical framework, based on bibliographic
and documentary research through the research technique in articles, books, laws
and others. The theoretical approach permeated the historical and normative
construction of education and inclusive education, evidencing all theoretical and
doctrinal support with a historical, conceptual and technical approach, using the
TEACCH Method (Treatment and Education for Autistic and Children with
Communication-related Deficits). The central objective was to identify the intervening
aspects in the teaching-learning process and its adaptation to use the TEACCH
method. The hypothesis taken to the screen of the entire scientific load, for refutation
or approval, is supported by the assertion that the TEACCH method includes a new
reality that favors the teaching-learning process, working with visual resources,
alternative communication strategies, behavioral psychology and a in-depth study on
cognition and language. With the formulation of a well-founded theoretical basis, it
was possible to analyze the variables and relate them, fulfilling the proposed
objectives. | pt_BR |
dc.format.extent | 52 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Método TEACCH | pt_BR |
dc.title | Autismo e educação inclusiva: a análise da aplicabilidade do método TEACCH no processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Colatina | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Itapina | pt_BR |
dc.contributor.institution | IFES | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Itapina | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Pedagogia | |
dc.contributor.member | Silva, Filicio Mulinari e | |
dc.contributor.member | Vieiras, Rosinei Ronconi | |
dc.contributor.member | Viégas, Nelson José de Farias | |
Redes Sociais