Autismo e educação inclusiva: a análise da aplicabilidade do método TEACCH no processo de ensino-aprendizagem
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A atual dinâmica da educação, multifacetária e complexa, impõe revisões sistemáticas e evoluídas no processo ensino-aprendizagem. Nesse contexto, a temática envolvendo o autismo é um dos assuntos de suma relevância social e acadêmica. O presente estudo científico tem por escopo analisar o tema do autismo no cenário da a educação inclusiva, sobretudo no que tange a análise da aplicabilidade do método TEACCH no processo ensino-aprendizagem. O trabalho alicerçou-se na pesquisa qualitativa, como método de coleta de dados para estruturação do referencial teórico, pautado na pesquisa bibliográfica e documental por intermédio da técnica de pesquisa em artigos, livros, leis e outros. A abordagem teórica permeou à construção histórica e normativa da educação e da educação inclusiva, evidenciou todo suporte teórico e doutrinário com abordagem histórica, conceitual e técnica, do Método TEACCH (Tratamento e Educação para Crianças com Autismo ou Desordens Relacionados à Comunicação). O objetivo central foi à identificação dos aspectos intervenientes no processo ensino-aprendizagem e sua adaptação para utilização do método TEACCH. A hipótese levada ao crivo de toda carga científica, para refutação ou aprovação, está amparada na assertiva que o método TEACCH inclui uma nova realidade que favorece o processo de ensino aprendizagem, trabalhando com recursos visuais, estratégias de comunicação alternativa, psicologia comportamental e um aprofundado estudo sobre a cognição e linguagem. Com a formulação de uma base teórica fundamentada foi possível analisar as variáveis e relaciona-las, cumprindo os objetivos propostos.
The current dynamics of education, multifaceted and complex, imposes systematic and evolved revisions in the teaching-learning process. In this context, the theme involving Autism is one of the most important social and academic issues. This scientific study aims to analyze the theme of autism in the inclusive process of education, mainly in analysis of the applicability of the TEACCH method in the teaching-learning process. The work was based on qualitative research, with the data collection method for structuring the theoretical framework, based on bibliographic and documentary research through the research technique in articles, books, laws and others. The theoretical approach permeated the historical and normative construction of education and inclusive education, evidencing all theoretical and doctrinal support with a historical, conceptual and technical approach, using the TEACCH Method (Treatment and Education for Autistic and Children with Communication-related Deficits). The central objective was to identify the intervening aspects in the teaching-learning process and its adaptation to use the TEACCH method. The hypothesis taken to the screen of the entire scientific load, for refutation or approval, is supported by the assertion that the TEACCH method includes a new reality that favors the teaching-learning process, working with visual resources, alternative communication strategies, behavioral psychology and a in-depth study on cognition and language. With the formulation of a well-founded theoretical basis, it was possible to analyze the variables and relate them, fulfilling the proposed objectives.
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