Praticas docentes em alfabetização e letramento
tcc
A presente monografia tem como enfoque as práticas docentes na fase da alfabetização e do letramento, que se inicia antes mesmo da entrada da criança no ambiente escolar, sendo vivenciada com maior aprofundamento no Ensino Fundamental I. A alfabetização caracteriza-se pelo processo de iniciação da criança a uma cultura letrada, ou seja, em que ela escreva, leia e interprete o que está a sua volta. O estudo parte da hipótese de que as práticas docentes necessitam estar interligadas com o desenvolvimento da criança no que se refere à construção da leitura e da escrita, ao mesmo tempo em que assume que essas práticas interferem diretamente no desenvolvimento e no sucesso da criança durante esse processo. Dessa forma, o estudo se pauta pela busca em saber como as práticas docentes podem auxiliar a criança na aquisição do conhecimento sobre a língua, por meio de uma pesquisa bibliográfica, coletando dados de duas práticas docentes vivenciadas nos processos de alfabetização e letramento que se encontram em duas dissertações de mestrado, Teles (2018) e Mota (2011). Para colaborar com a proposta geral deste estudo, objetiva-se, especificamente, compreender alguns métodos de alfabetização disponíveis e contribuir com informações para professores alfabetizadores em formação inicial ou continuada. A relevância da pesquisa está na necessidade de superação dos altos índices de analfabetismo, por meio de práticas docentes consistentes e eficazes que potencializem a prática da alfabetização e do letramento. A partir da análise dos dados obtidos, percebe-se que há muitas formas de se ensinar, não havendo como apontar uma melhor forma de trabalho docente a ser adotada, contudo a diversidade de caminhos disponíveis torna a aprendizagem mais significativa, principalmente quando o docente tem domínio daquilo que ensina. Concluímos, por meio dessa pesquisa, que o professor alfabetizador, tendo conhecimento da diversidade de métodos, juntamente com a identificação do processo evolutivo das crianças, possui muitas possibilidades para desenvolver práticas que melhor atendam as necessidades dessa fase crucial do ensino de uma língua falada e escrita.
This monograph focuses on teaching practices in the literacy phase, which starts even before the child's entry into the school environment, being experienced with greater depth in early stages of Elementary School. Literacy is characterized by the child's initiation into a literate culture, that is, in which he/she writes, reads and interprets what is around him. The study starts from the hypothesis that teaching practices need to be interconnected with the development of the child, when it comes to the construction of reading and writing, while assuming that these practices directly interfere in the child's development and success during this process. Thus, the study is guided by the intention to know how teaching practices may assist the child in acquiring knowledge about the language. This study is based on a bibliographic research as a methodological approach and we intended to analyze teaching practices in literacy process through data collecting. The data was collected from two researches, Teles (2018) and Mota (2011). In order to collaborate with the general proposal, the objective is, specifically, to understand about some available literacy methods and to contribute with aggregative information for literacy teachers. The relevance of this research is the need to overcome the high illiteracy rates, through consistent and effective teaching practices that enhance the practice of literacy. The results showed that there are many ways to teach and that it is not reasonable to point out a better way of teaching work to be adopted, however the diversity of available paths makes learning more significant, especially when the teacher has mastery of the subject. We concluded, through this research, that the literacy teacher, having knowledge of the diversity of methods, together with the identification of the children's evolutionary process, has many possibilities to develop the teaching practices that best meets the need of this crucial phase of teaching a spoken and written language.
Redes Sociais