Pedagogias de gênero e sexualidade: práticas geradoras de ensino aprendizagem

Gusmão, Bruna Pitty Oliveira (2022-09-24)

tcc

O objetivo deste trabalho consiste em, a partir da perspectiva de educação como ato político (FREIRE 2021), pensar os estudos de gênero e sexualidade para além dos temas transversais no currículo escolar. Para tanto, este trabalho respalda-se teórico e metodologicamente nos estudos de Freire (2021), Lins et al (2016), Louro (2014, 2018), Butler (2019), Vidal (2017), França (2015) e outros autores que, com suas pesquisas, corroboraram com o desdobramento da pesquisa e ajudam a pensar sobre esse tema. No que concerne ao processo investigativo, seguiu-se com elaboração de um projeto intitulado “DiverCidade” cujo objetivo é contribuir para formação e atuação de cidadãos conscientes da diversidade sexual e de gênero existente. Diante de casos alarmantes de privação de direitos, formas variadas de preconceito e de crimes sexuais e de ódio, a importância de investigações como a ora proposta que busca, já durante a formação no ensino médio, promover ações e reflexões ligadas aos estudos de gênero e sexualidade são fundamentais para a manutenção do pacto social. Como resultado das reflexões, percebe-se que o projeto como o apresentado neste trabalho é tão importante, pois visa a atender uma necessidade urgente e primordial na sociedade atual. Entender e, principalmente, respeitar o outro, o diverso, o diferente é condição fundamental para a construção de uma sociedade justa e equânime para todos os seus componentes.

The objective of this work is, from the perspective of education as a political act (FREIRE 2021), to think about gender and sexuality studies beyond the transversal themes in the school curriculum. Therefore, this work is theoretically and methodologically supported by studies by Freire (2021), Lins et al (2016), Louro (2014, 2018), Butler (2019), Vidal (2017), França (2015) and other authors who, with their research, corroborated with the unfolding of the research and help to think about this topic. Regarding the investigative process, a project called “DiverCidade” followed with the elaboration of a project whose objective is to contribute to the formation and performance of citizens aware of the existing sexual and gender diversity. Faced with alarming cases of deprivation of rights, various forms of prejudice and sexual and hate crimes, the importance of investigations such as the one proposed here, which seeks, already during high school training, to promote actions and reflections linked to gender studies and sexuality are fundamental for the maintenance of the social pact. As a result of the reflections, it is clear that the project like the one presented in this work is so important, as it aims to meet an urgent and primordial need in today's society. Understanding and, above all, respecting the other, the diverse, the different is a fundamental condition for the construction of a fair and equitable society for all its components.


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