A diversidade cultural e racial nas orientações curriculares brasileiras: análise das propostas em uma perspectiva intercultural e interdisciplinar.

MARTINS, Patrícia de Almeida (2022-12-22)

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O principal objetivo desse estudo foi compreender como práticas pedagógicas docentes oportunizam aos aprendizes diferentes formas de compreenderem a realidade em que estão inseridos, de modo que exerçam sua cidadania e respeito as diferenças, sobretudo as práticas antirracistas. Para isso, uma pesquisa qualitativa com inspirações na abordagem de revisão bibliográfica foi realizada para responder a seguinte questão pesquisa: quais as orientações às práticas pedagógicas docentes, no contexto de educação escolar formal, contribuem para a compreensão das diferenças na perspectiva da educação intercultural? Analisando documentos curriculares nacionais oficiais e leis relacionados ao tema, evidenciou-se que um trabalho educacional na forma interdisciplinar com a identidade cultural requer um projeto escolar que envolva as diversas disciplinas, acrescentando que é necessário a formação dos profissionais da educação numa projeção de proporcionar o desenvolvimento pleno do aluno.


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