A oralidade como prática pedagógica no ensino de língua portuguesa no ensino fundamental II
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: Este trabalho aborda a importância da oralidade no âmbito escolar e como pesquisas na área de linguagens sobre esse tema podem contribuir com práticas de interatividade sócio-discursiva, garantindo a participação dos alunos nas propostas didáticas. É perceptível o desafio enfrentado por educadores em sala de aula. Portanto, realizou-se uma revisão de literatura sobre o tema no repositório do Mestrado Profissional em Letras-Português, do Ifes - Campus Vitória, buscando as contribuições de pesquisas nessa área para a educação básica. Diante disso, foi pesquisada a importância da oralidade, sua abordagem nas legislações educacionais e como ela pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo do aluno; bem como a importância do mestrado profissional na área de Letras para discussão sobre o assunto. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com revisão de literatura dos últimos cinco anos tendo como referencial teórico Ferrarezi Jr (2014) e Bagno (2007).
ABSTRACT: This work addresses the importance of orality in the school environment and how research in the area of languages on this topic can contribute to practices of socio-discursive interactivity, ensuring the participation of students in didactic proposals. The challenge faced by educators in the classroom is perceptible. Therefore, a literature review on the subject was carried out in the repository of the Professional Master's Degree in Portuguese Language Arts, at Ifes - Campus Vitória, seeking contributions from research in this area for basic education. Therefore, the importance of orality was researched, its approach in educational legislation and how it can contribute to the student's cognitive development; as well as the importance of the professional master's degree in the area of Letters for discussion on the subject. This is a bibliographic research, with a literature review of the last five years having as theoretical reference Ferrarezi Jr (2014) and Bagno (2007).
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