Gamificação dos conteúdos geográficos: uma proposta de intervenção pedagógica a partir da abordagem freireana
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RESUMO: Este estudo se trata de uma proposta da gamificação de conteúdos geográficos sobre o continente asiático a partir de uma abordagem da obra Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, dando ênfase à confecção de jogos digitais. Essa proposta de intervenção pedagógica foi desenvolvida com objetivo geral de potencializar a relação ensino-aprendizagem de forma lúdica e ativa nas aulas de geografia, destacando a crítica ao ensino bancário. Com isso, buscou-se de forma específica compreender a colaboração da autonomia do aluno a partir de uma abordagem freireana na proposta de gamificação; revisar a obra de Jean Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo na teoria de aprendizagem; propor que os alunos produzissem seus próprios jogos e tivessem autonomia durante todo o processo; e propor a aprendizagem do conteúdo de geografia sobre o continente asiático de forma lúdica através de jogos digitais. Sendo assim, poderá ser analisada a utilização desta prática pedagógica como alternativa para atrair e engajar os alunos às aulas e conteúdos de geografia. A metodologia adotada neste trabalho foi com base em critérios, sendo determinada como uma pesquisa teórica, qualitativa e bibliográfica, onde foram destacados e revisados autores importantes para dialogar com essa temática. Trata-se também de uma pesquisa exploratória, descritiva e um estudo de caso, pois foi elaborada pensando em uma turma de 9º ano do ensino fundamental II e suas particularidades no contexto que está inserida.
ABSTRACT: This study is about a proposal for the gamification of geographic content on the Asian continent from an approach to the work Pedagogy of Autonomy by Paulo Freire, emphasizing the making of digital games. This pedagogical intervention proposal was developed with the general objective of enhancing the teaching-learning relationship in a playful and active way in geography classes, highlighting the criticism of banking education. With that, it was sought in a specific way understand the collaboration of student autonomy from a freirean approach in the gamification proposal; review Jean Piaget's work on cognitive development in learning theory; propose that students produce their own games and have autonomy throughout the process; and propose the learning of geography content about the Asian continent in a playful way through digital games. Therefore, the use of this pedagogical practice as an alternative to attract and engage students to geography classes and contents can be analyzed. The methodology adopted in this work was based on criteria, being determined as a theoretical, qualitative and bibliographical research, where important authors were highlighted and reviewed to dialogue with this theme. It is also an exploratory, descriptive research and a case study, as it was developed thinking about a 9th grade class of elementary school II and its particularities in the context in which it is inserted.
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