Atividade baseada em problemas na educação ambiental: sensibilizando os alunos do Ifes campus Santa Teresa sobre as aves da Mata Atlântica

Teixeira, Deivid (2022)

tcc

As aves são importantes agentes para a manutenção dos processos ecológicos. Adicionalmente, possuem um carisma que encanta a maioria daqueles que as observam, variando em cores, cantos e hábitos. Em contrapartida, o número de espécies ameaçadas em extinção deste grupo subiu consideravelmente nas últimas Listas Vermelhas, dado a fatores como por exemplo, captura para comércio e perda de habitat. Quando observadas em um bioma ainda mais devastado, como a Mata Atlântica, os números tendem a ser ainda mais preocupantes. A presente pesquisa buscou sensibilizar os alunos para a situação da avifauna ameaçada de extinção, principalmente as espécies ocorrentes em Santa Teresa (ES) - região onde foi aplicado o trabalho. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica em cima dos estudos de David Ausubel, Lev Vygotsky e outros autores no campo das metodologias ativas de educação. A pesquisa foi aplicada na segunda série do ensino médio do curso de Agropecuária, no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Espírito Santo - campus Santa Teresa. As intervenções foram iniciadas com um questionário imagético para identificar os conhecimentos prévios dos alunos, seguindo por uma aula expositiva dialogada e finalizando com uma Atividade Baseada em Problemas (ABP). O estudo identificou que os alunos possuíam uma grande defasagem de conhecimento quanto aos conceitos de bioma, ecossistemas e com dificuldade de reconhecer a vegetação que os circundava, e tão pouco as principais causas que levariam ao crescente número de espécies no Livro Vermelho. Contudo, as metodologias aplicadas, com destaque para ABP se mostrou bastante eficaz para trabalhar este tipo de problemática, sendo que as ideias de Vygotsky e Ausubel se mostraram um grande potencializador para tal. Ainda, nota-se que com os resultados extraídos dos questionários e da dinâmica em sala, se faz necessário a confecção de um material que unam os conhecimentos passados com aqueles gerados pelos próprios alunos, como uma cartilha por exemplo, que poderá ser a vir desenvolvida futuramente com o desdobramento desse estudo.


Collections: