O ensino da história local como prática educativa emancipatória
Dissertação de mestrado
RESUMO: Esta pesquisa vincula-se à linha de práticas educativas do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Instituto Federal do Espírito Santo. Objetivou-se, por meio dela, investigar a potencialidade do ensino da história local no desenvolvimento de práticas educativas emancipatórias. Desse modo, seu objeto de estudo é o bairro Planalto Serrano localizado no município da Serra-ES. Trata-se de uma comunidade periférica, constituída no final da década de 1980, a partir da luta pela moradia popular e que, ao longo da sua trajetória, enfrenta problemas relacionados à violência, à estigmatização, à desigualdade social e, principalmente, ao silenciamento de sua história. Os participantes dessa pesquisa foram alunos moradores do local investigado, que se encontram matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental da EEEFM Campinho, localizada em Campinho da Serra I, bairro contíguo ao local pesquisado. A justificativa desse trabalho ancora-se na necessidade se construir um conhecimento histórico, voltado para a emancipação social dos alunos, considerando-os sujeitos históricos. Em consonância com objetivo estabelecido, este trabalho fundamenta-se na concepção freiriana de educação libertadora e nas contribuições teóricas do ensino de história, a partir de Barca (2021) Bittencourt (2004), Cavalcanti (2018), Cerri (2011), Ferro (1983), Lee (2016), Melo (2015), Neves (1997), Samuel (1990), Schmidt (2005, 2007), Schmidt e Cainelli (2004), Sharpe (1992), Silva e Fonseca (2010), Umbelino (2018), entre outros. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa teórico-empírica, de abordagem qualitativa, estruturada a partir da aula de campo. Os resultados dessa pesquisa corroboraram a hipótese de que o ensino da história local é pertinente para se forjar um conhecimento histórico emancipatório e possibilitou a confecção de um material educacional do tipo e-book, no qual o relato da prática educativa desenvolvida com os educandos é apresentada.
ABSTRACT: This study is linked to the line of educational practices of the Graduate Program in Teaching of Humanities (PPGEH) of the Federal Institute of Espírito Santo. The aim of this study was to investigate the potential of teaching local history in the development of educational emancipatory practices. Thus, the object of this study is the Planalto Serrano neighborhood, located in the city of Serra-ES. Such neighborhood is a peripheral community, developed in the late 1980s, from the struggle for affordable housing and that, throughout its trajectory, faces problems related to violence, stigmatization, social inequality and, mainly, silencing of its history. The participants of this investigation were students living in Planalto Serrano who are enrolled in the 9th year of Elementary School at EEEFM Campinho, located in Campinho da Serra I, a neighborhood adjacent to the place researched. The justification of this work is based on the need to build historical knowledge, aimed at the social emancipation of students, acknowledging them as historical subjects. In line with the established objective, this work is based on the Freirean conception of liberating education and on the theoretical contributions of the teaching of history, from Barca (2021) Bittencourt (2004), Cavalcanti (2018), Cerri (2011), Ferro (1983), Lee (2016), Melo (2015), Neves (1997), Samuel (1990), Schmidt (2005, 2007), Schmidt and Cainelli (2004), Sharpe (1992), Silva and Fonseca (2010), Umbelino (2018), among others. Methodologically, it is a theoretical-empirical study with a qualitative approach, structured from the field class. The results of this investigation corroborate the hypothesis that the teaching of local history is relevant to forge an emancipatory historical knowledge and made it possible to produce an educational material e-book in which the report of the educational practice developed with the students is presented.
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