dc.contributor.advisor | Sgarbi, Antonio Donizetti | |
dc.contributor.author | Almeida, Anailda Pires da Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-01-12T13:47:10Z | |
dc.date.available | 2023-01-12T13:47:10Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Anailda Pires da Silva. O lúdico como metodologia de ensino: estudo de atividades pedagógicas numa UMEI em tempo de pandemia. 2022. 39 f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vila Velha, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2752 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa aborda o lúdico como metodologia nos processos de ensino e
aprendizagem na educação infantil e nasce da preocupação de incentivar a
ludicidade nas práticas pedagógicas. O estudo teve como objetivo discorrer sobre
como a metodologia lúdica nos processos ensino-aprendizagem na educação
infantil, mesmo em atividades não presenciais, e sobre umas poucas presenciais,
por conta da pandemia do COVID 19, pode contribuir para formação social das
crianças, além de formar sujeitos autônomos que desde a infância sejam capazes de
atuar no espaço escolar, familiar e social. Para isso, realizou-se uma pesquisa de
caráter qualitativo, do tipo estudo de caso realizado na Umei Luiz Augusto Aguirre
da Silva, bem como documental e bibliográfica, atentamo-nos igualmente às leis e/a
outros documentos oficiais. Percebe-se, ao final da pesquisa, que a ludicidade, na
educação infantil tem um papel pedagógico relevante no ensino e na aprendizagem
de crianças, visto que adentra de fato no ensino integral associando teoria e prática,
sobretudo com intencionalidade e objetividade.
PALAVRAS-CHAVE: LÚDICO. METODOLOGIA DE ENSINO. EDUCAÇÃO
INFANTIL. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research approaches play as a methodology in teaching and learning processes
in early childhood education and is born from the concern to encourage ludicity in
pedagogical practices. The study aimed to discuss how the playful methodology in
the teaching-learning processes in early childhood education can contribute to the
social formation of children, as well as to train autonomous subjects who from
childhood are able to act in the school, family and social space. For this, a qualitative
research of the case study type was carried out at Umei Luiz Augusto Aguirre da
Silva, as well as documentary and bibliographic, we also look at the laws and other
official documents. It is perceived, at the end of the research, that the ludicity, in early
childhood education has a relevant pedagogical role in the teaching and learning of
children, since it actually enters integral education associating theory and practice,
especially with intentionality and objectivity.
KEYWORDS: PLAYFUL. TEACHING METHODOLOGY. EARLY CHILDHOOD
EDUCATION. | pt_BR |
dc.format.extent | 39 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de Ensino | pt_BR |
dc.title | O LÚDICO COMO METODOLOGIA DE ENSINO: ESTUDO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NUMA UMEI EM TEMPO DE PANDEMIA | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Vila Velha | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vila_Velha | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/9637068474044846 | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Pedagogia | |
dc.contributor.member | Rodrigues, Carlos Roberto de Souza | |
dc.contributor.member | Sousa, José Ramos de | |
Redes Sociais