O LÚDICO COMO METODOLOGIA DE ENSINO: ESTUDO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NUMA UMEI EM TEMPO DE PANDEMIA
tcc
A presente pesquisa aborda o lúdico como metodologia nos processos de ensino e aprendizagem na educação infantil e nasce da preocupação de incentivar a ludicidade nas práticas pedagógicas. O estudo teve como objetivo discorrer sobre como a metodologia lúdica nos processos ensino-aprendizagem na educação infantil, mesmo em atividades não presenciais, e sobre umas poucas presenciais, por conta da pandemia do COVID 19, pode contribuir para formação social das crianças, além de formar sujeitos autônomos que desde a infância sejam capazes de atuar no espaço escolar, familiar e social. Para isso, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo estudo de caso realizado na Umei Luiz Augusto Aguirre da Silva, bem como documental e bibliográfica, atentamo-nos igualmente às leis e/a outros documentos oficiais. Percebe-se, ao final da pesquisa, que a ludicidade, na educação infantil tem um papel pedagógico relevante no ensino e na aprendizagem de crianças, visto que adentra de fato no ensino integral associando teoria e prática, sobretudo com intencionalidade e objetividade. PALAVRAS-CHAVE: LÚDICO. METODOLOGIA DE ENSINO. EDUCAÇÃO INFANTIL.
This research approaches play as a methodology in teaching and learning processes in early childhood education and is born from the concern to encourage ludicity in pedagogical practices. The study aimed to discuss how the playful methodology in the teaching-learning processes in early childhood education can contribute to the social formation of children, as well as to train autonomous subjects who from childhood are able to act in the school, family and social space. For this, a qualitative research of the case study type was carried out at Umei Luiz Augusto Aguirre da Silva, as well as documentary and bibliographic, we also look at the laws and other official documents. It is perceived, at the end of the research, that the ludicity, in early childhood education has a relevant pedagogical role in the teaching and learning of children, since it actually enters integral education associating theory and practice, especially with intentionality and objectivity. KEYWORDS: PLAYFUL. TEACHING METHODOLOGY. EARLY CHILDHOOD EDUCATION.
Redes Sociais